terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

LIBERDADE DE PENSAR

Duzentéssima Octogésima Quarta Parte

838 – TODA CRENÇA É RESPEITÁVEL, MESMO QUE SEJA NOTORIAMENTE FALSA?

- Toda crença é respeitável, quando é sincera e conduz à prática do bem. As crenças repreensíveis são as que conduzem ao mal.

839 – É REPREENSÍVEL ESCANDALIZAR NA SUA CRENÇA AQUELE QUE NÃO PENSA COMO NÓS?

- É faltar com a caridade e golpear a liberdade de pensar.

840 – É INSULTAR A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA OPOR ENTRAVES ÀS CRENÇAS CAPAZES DE PERTURBAR A SOCIEDADE?

- Podem-se reprimir os atos, mas a crença íntima é inacessível.

(Reprimir os atos exteriores de uma crença, quando esses atos trazem algum prejuízo a outrem, não é insultar a liberdade de consciência, porque essa repressão deixa à crença sua inteira liberdade.)

841 – DEVE-SE, EM RESPEITO À LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, DEIXAR PROPAGAREM-SE DOUTRINAS PERNICIOSAS, OU SE PODE, SEM INSULTAR A ESSA LIBERDADE, PROCURAR TRAZER DE NOVO AO CAMINHO DA VERDADE AQUELES QUE SE PERDERAM POR FALSOS PRINCÍPIOS?

- Certamente se pode e, mesmo, se deve. Mas ensinar, a exemplo de JESUS, pela suavidade e a persuasão e não pela força, o que seria pior que a crença daquele a quem se quer convencer. Se há alguma coisa que seja permitido se impor, é o bem e a fraternidade. Mas não cremos que o meio de fazê-los admitir seja o0 e agir com violência; a convicção não se impõe.

842 – TODAS AS DOUTRINAS TENDO A PRETENSÃO DE SER A ÚNICA EXPRESSÃO DA VERDADE, POR QUE SINAIS SE PODEM RECONHECER AQUELA QUE TEM O DIREITO DE SE COLOCAR COMO TAL?

- Será aquela que faz mais homens de bem e menos hipócritas, quer dizer, praticamente da Lei do Amor e da Caridade na sua maior pureza e na sua mais larga aplicação. Por esse sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, porque toda doutrina que tiver por conseqüência semear a desunião e estabelecer uma demarcação entre os filhos de DEUS, não pode ser senão falsa e perniciosa.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: