AS LEIS MORAIS
CAPÍTULO IX
VIII – LEI DE IGUALDADE
IGUALDADE NATURAL
Duzentéssima Setuagésima Terceira Parte.
803 – TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS DIANTE DE DEUS?
- Sim, todos tendem ao mesmo fim e DEUS fez suas Leis para todos. Dizeis freqüentemente: O SOL BRILHA PARA TODOS. Com isso dizeis uma verdade maior e mais geral do que pensais.
(Todos os homens serão submetidos às mesmas Leis da Natureza. Todos nascem com a mesma fraqueza, estão sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Portanto, DEUS não deu, a algum homem, superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte. Diante Dele, todos são iguais.)
DESIGUALDADE DE APTIDÕES
804 – POR QUE DEUS NÃO DEU AS MESMAS APTIDÕES PARA TODOS OS HOMENS?
- DEUS criou todos os Espíritos iguais, mas cada um deles tem maior ou menor vivência e, por conseguinte, maior ou menor experiência. A diferença está no grau da sua experiência e da sua vontade, que é o livre-arbítrio; daí, uns se aperfeiçoam mais rapidamente e isso lhes dá aptidões diversas. A variedade das aptidões é necessária, a fim de que cada um possa concorrer aos objetivos da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais; o que um não faz, o outro faz. É assim que cada um tem um papel útil. Depois, todos os mundos serão solidários uns com os outros, é preciso que os habitantes dos mundos superiores – e que, na maioria, foram criados antes do nosso -, venham aqui habitar para vos dar o exemplo.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário