LIVRO TERCEIRO
AS LEIS MORAIS
CAPÍTULO VIII
VII – LEI DO PROGRESSO
INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE O PROGRESSO
Duzentéssima Setuagésima Segunda Parte.
799 – DE QUE MANEIRA O ESPIRITISMO PODE CONTRIBUIR PARA O PROGRESSO?
- Destruindo o materialismo, que é uma chaga da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que ele pode assegurar seu futuro pelo presente. Destruindo os preconceitos de seitas, de castas e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-lo como irmãos.
800 – NÃO É PARA TEMER QUE O ESPIRITISMO NÃO POSSA TRIUNFAR DA NEGLIGÊNCIA DOS HOMENS E DE SEU APEGO ÀS COISAS MATERIAIS?
- Seria conhecer bem pouco os homens se pensássemos que uma causa qualquer pode transformá-los como por encantamento. As idéias se modificam pouco a pouco segundo os indivíduos, e é preciso gerações para apagar completamente os traços dos velhos hábitos. A transformação não pode, pois, se operar senão com o tempo, gradualmente, pouco a pouco. A cada geração, uma parte do véu se dissipa; o Espiritismo veio rasgá-lo completamente. Mas até lá, mesmo que só tivesse o efeito de corrigir um homem, de um só de seus defeitos, e seria um passo que lhe teria feito dar, e por isso mesmo um grande bem, porque esse primeiro passo lhe tornaria outros mais fáceis.
801 – POR QUE OS ESPÍRITOS NÃO ENSINARAM EM TODOS OS TEMPOS O QUE ENSINAM HOJE?
- Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais para um recém-nascido um alimento que ele não possa digerir; cada coisa em seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desnaturaram, mas que podem compreender atualmente. Por seus ensinamentos, mesmo incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar hoje.
802 – VISTO QUE O ESPIRITISMO DEVE MARCAR UM PROGRESSO NA HUMANIDADE NA HUMANIDADE, POR QUE OS ESPÍRITOS NÃO ACELERAM ESSE PROGRESSO COM MANIFESTAÇÕES TÃO GERAIS E TÃO PATENTES QUE A CONVICÇÃO SERÁ LEVADA AOS MAIS INCRÉDULOS?
- Quereríeis milagres; mas DEUS os espalha a mancheias sob vossos passos, e tendes ainda homens que o renegam. O próprio CRISTO convenceu seus contemporâneos pelos prodígios que realizou? Não vedes hoje homens negarem os fastos patentes que se passaram sob seus olhos? Não tendes os que dizem que não acreditariam mesmo que o vissem? Não, não é por prodígios que DEUS quer reconduzir os homens; em sua bondade, quer deixar-lhes o mérito de se convencerem pela razão.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário