terça-feira, 20 de julho de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Qüinquagésima Primeira Parte.

VISITAS ESPÍRITAS ENTRE PESSOAS VIVAS.

413 – DO PRINCIPIO DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA DURANTE O SONO, PARECE RESULTAR QUE TEMOS UMA DUPLA E SIMULTÂNEA EXISTÊNCIA: A DO CORPO QUE NOS DÁ A VIDA DCE RELAÇÃO EXTERIOR E A DA ALMA QUE NOS DÁ A VIDA DE RELAÇÃO OCULTA; ISTO É EXATO?

- No estado de emancipação, a vida do corpo cede lugar à vida da alma; mas não são, propriamente falando, duas existências: são mais duas fases da mesma existência, porque o homem não vive duplamente.

414 – DUAS PESSOAS QUE SE CONHECEM PODEM SE VISITAR DURANTE O SONO?

- Sim, e muitas outras que crêem não se conhecerem, se reúnem e conversam. Podes ter, sem disso suspeitar, amigos em outro país. O fato de ir ver, durante o sono, os amigos, os parentes, os conhecidos, as pessoas que vos podem ser úteis, é tão freqüente que o fazeis quase todas as noites.

415 – QUAL PODE SER A UTILIDADE DESSAS VISITAS NOTURNAS, UMA VEZ QUE DELAS NÃO LEMBRAMOS?

-Fica, comumente, ao despertar, uma intuição que é, freqüentemente, a origem de certas idéias que vêm espontaneamente, sem que se explique, e que não são outras que aquelas adquiridas nessas conversas.

416 – O HOMEM PODE PROVOCAR AS VISITAS ESPÍRITAS POR SUA VONTADE? PODE ELE, POR EXEMPLO, DIZER AO DORMIR: ESTA NOITE EU VOU ME ENCONTRAR, EM ESPÍRITO, COM TAL PESSOA, FALAR-LHE E DIZER-LHE TAL COISA?

- Eis o que se passa: o homem adormecendo, seu Espírito desperta, e o que o homem resolveu, o Espírito, freqüentemente, está bem longe de seguir, porque a vida do homem interessa pouco ao Espírito, quando este está desprendido da matéria, isto se aplica aos homens já muito elevados; os outros passam de outra forma sua existência espiritual: entregando-se às suas paixões ou permanecendo na inatividade. Pode, pois, acontecer que, segundo o motivo pelos quais se propôs, o Espírito vá visitar as pessoas que deseja; mas sua vontade, no estado de vigília, não é uma razão para que o faça.

417 – UM CERTO NÚMERO DE ESPIRITOS ENCARNADOS PODE REUNIR-SE EM ASSEMBLÉIA?

- Sem nenhuma dúvida. Os laços de amizade, antigos ou novos, reúnem, freqüentemente, diversos Espíritos, ditosos de se encontrarem em assembléia.

(Pela palavra antigo é preciso entender os laços de amizade contraídos em outras existências anteriores. Trazemos, ao despertar, uma intuição das idéias que adquirimos nessas conversas ocultas, ignorando sua fonte)

418 – UMA PESSOA QUE ACREDITASSE UM DE SEUS AMIGOS MORTO, ENQUANTO ELE NÃO ESTEJA, PODERIA SE ENCONTRASR COM ELE EM ESPÍRITO E SABER, ASSIM, QUE ESTÁ VIVO? PODERIA, NESSE CASO, TER A INTUIÇÃO AO DESPERTAR?

- Como Espírito, certamente, pode vê-lo e conhecer sua sorte. Se não lhe é imposta como uma prova a crença na morte do amigo, ele terá um pressentimento da sua existência, como poderia tê-lo de sua morte.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: