quarta-feira, 21 de julho de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Segunda Parte.

TRANSMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO

419 – POR QUE A MESMA IDÉIA, A DE UMA DESCOBERTA, POR EXEMPLO, SE PRODUZ SOBRE VÁRIOS PONTOS AO MESMO TEMPO?

- Já vos dissemos que, durante o sono, os Espíritos se comunicam entre si. Pois bem, quando o corpo desperta, o Espírito lembra-se do que aprendeu e o homem acredita tê-lo inventado. Assim, vários podem encontrar a mesma coisa a um só tempo. Quando dizeis que uma idéia está no ar, usais uma figura mais justa do que acreditais. Cada um contribui em propagá-la, sem suspeitar.

(Nosso Espírito revela, assim, freqüentemente, a outros Espíritos e sem o nosso conhecimento, o que se faz objeto de nossas preocupações durante a vigília.)

420 – PODEM OS ESPÍRITOS SE COMUNICAR, SE O CORPO ESTÁ COMPLETAMENTE DESPERTO?

- O Espírito não está encerrado no corpo como numa caixa: ele irradia por todos os lados. Por isso, ele se pode comunicar com outros Espíritos mesmo no estado de vigília, ainda que o faça mais dificilmente.

421 – POR QUE DUAS PESSOAS, PERFEITAMENTE DESPERTAS, TÊM INSTANTANEAMENTE A MESMA IDÉIA?

- São dois Espíritos simpáticos que se comunicam e vêem, reciprocamente, seus pensamentos, mesmo quando o corpo não dorme.

(Há, entre os Espíritos que se encontram, uma comunicação de pensamentos que faz duas pessoas se verem em se compreenderem sem necessidade dos sinais exteriores da linguagem. Poder-se-ia dizer que elas falam a linguagem dos Espíritos.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: