quinta-feira, 22 de julho de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Terceira Parte.

LETARGIA, CATALEPSIA E MORTES APARENTES

422 – OS LETÁRGICOS E OS CATALÉPTICOS VÊEM E OUVEM, GERALMENTE, O QUE SE PASSA AO SEU REDOR, MAS NÃO PODEM SE MANIFESTAR; É PELOS OLHOS E ORELHAS DO CORPO?

- Não, pelo Espírito. O Espírito se reconhece, mas não pode se comunicar.

- POR QUE ELE NÃO PODE SE COMUNICAR?

- O estado do corpo se opõe a isso. Estado particular dos órgãos vos dá a prova de que há, outra coisa além do corpo, visto que o corpo não tendo mais função, o Espírito age.

- 423 – NA LETARGIA, O ESPÍRITO PODE SE SEPARAR INTEIRAMENTE DO CORPO, DE MANEIRA A DAR-LHE TODAS AS APARÊNCIAS DA MORTE E VOLTAR EM SEGUIDA?

- Na letargia o corpo não está morto, já que há funções que permanecem. A vitalidade aí está em estado latente, como na crisálida, mas não está aniquilada. Ora, o Espírito está unido ao corpo, tanto que ele vive. Uma vez rompidos os laços pela morte real e a desagregação dos órgãos, a separação é completa e o Espírito aí não retorna mais. Quando um homem que tem as aparências da morte retorna a vida, é porque a morte não havia se completado.

424 – PODE-SE, POR MEIO DE CUIDADOS DADOS A TEMPO, REATAR OS LAÇOS PRESTES A SE ROMPER E TORNAR À VIDA UM SER QUE, POR FALTA DE SOCORRO ESTARIA DEFINITIVAMENTE MORTO?

- Sim, sem dúvida, e disso tendes, todos os dias, a prova. O magnetismo é, nesse caso, um poderoso meio porque restitui ao corpo o fluido vital que lhe falta e que era insuficiente para manter o funcionamento dos órgãos.

(A letargia e a catalepsia têm o mesmo principio, que é a perda momentânea da sensibilidade e do movimento por umas causa fisiológica, ainda inexplicada. Elas diferem em que, na letargia, a suspensão das forças vitais é geral e dá ao corpo todas as aparências da morte, e, na catalepsia, ela é localizada e pode afetar uma parte mais ou menos externa do corpo, de maneira a deixar a inteligência livre para se manifestar, o que não permite confundi-la com a morte. A letargia é sempre natural; a catalepsia é, algumas vezes, espontânea, mas pode ser provocada e desfeita artificialmente pela ação magnética.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: