CAPÍTULO VI
VIDA ESPÍRITA
Centésima Primeira Parte
ESCOLHA DAS PROVAS
262 – COMO PODE O ESPÍRITO, QUE EM SUA ORIGEM É SIMPLES, IGNORANTE E SEM EXPERIÊNCIA, ESCOLHER UMA EXISTÊNCIA COM CONHECIMENTO DE CAUSA E SER RESPONSÁVEL POR ESSA ESCOLHA?
- DEUS supre a sua inexperiência traçando-lhe o caminho que deve seguir, como o fazes para uma criança desde o berço. À medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, ele o deixa, pouco a pouco, livre para escolher; é, então, que freqüentemente se extravia tomando o mau caminho. Se não escuta o conselho dos bons Espíritos; é o que podemos chamar a queda do homem.
- QUANDO O ESPÍRITO GOZA DO SEU LIVRE-ARBÍTRIO, DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DFA SUA VONTADE A ESCOLHA DA EXISTÊNCIA CORPORAL, OU ESSA EXISTÊNCIA PODE LHE SER IMPOSTA PELA VONTADE DE DEUS COMO EXPIAÇÃO?
- DEUS sabe esperar; não apressa a expiação. Entretanto, DEUS pode impor uma existência a um Espírito, quando este, por sua inferioridade ou sua má vontade, não está apto a compreender o que poderia ser-lhe mais salutar e quando vê que essa existência pode servir à sua purificação e adiantamento, ao mesmo tempo em que encontra nela uma expiação.
263 – O ESPÍRITO FAZ SUA ESCOLHA IMEDIATAMENTE DEPOIS DA MORTE?
- Não, muitos acreditam na eternidade das penas e, como já se disse, é um castigo.
264 – O QUE DIRIGE O ESPÍRITO NA ESCOLHA DAS PROVAS QUE QUER SUPORTAR?
- Ele escolhe as que podem ser para ela uma expiação, segundo a natureza de suas faltas, e o faça avançar mais rapidamente. Alguns se impõem uma vida de misérias e privações para tentar suportá-la com coragem. Outros querem se experimentar nas tentações da fortuna e do poder, bem mais perigosas pelo abuso e mau uso que delas se pode fazer, e pelas más paixões que desenvolvem. Outros, enfim, querem experimentar-se pelas lutas que devem sustentar ao contato do vício.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário