CAPÍTULO VI
VIDA ESPÍRITA
Centésima sexta Parte
ESCOLHA DAS PROVAS
273 – UM HOMEM PERTENCENTE A UMA CIVILIZAÇÃO, POR EXPIAÇÃO, PODERIA ENCARNAR NUMA RAÇÃO SELVAGEM?
- Sim, mas isso depende do gênero da expiação; um senhor que foi duro para seus escravos poderá vir a ser escravo, a seu turno, a sofrer os maus tratos que fez suportar. Aquele que um dia comandou pode, numa nova existência, obedecer àqueles mesmos que se curvaram à sua vontade. É uma expiação se ele abusou de seu poder e DEUS a pode impor-lhe. Um bom Espírito pode, também, para ajudar-lhe o progresso, escolher uma existência influente entre esses povos, e então é uma missão.
RELAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO
274 – AS DIFERENTES ORDENS DE ESPÍRITOS ESTABELECEM ENTRE ELAS MESMAS UMA HIERARQUIA DE PODER? HÁ ENTRE ELAS SUBORDINAÇÃO E AUTORIDADE?
- Sim e muito grande; os Espíritos têm uns sobre os outros uma autoridade relacionada com a sua superioridade, que exercem por uma ascendência moral irresistível.
- OS ESPÍRITOS INFERIORES PODEM SE SUBTRAIR À AUTORIDADE DOS QUE LHES SÃO SUPERIORES?
- Eu disse; irresistível.
275 – O PODER E A CONSIDERAÇÃO QUE UM HOMEM DESFRUTOU SOBRE A TERRA DÃO-LHE SUPREMACIA NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?
- Não, porque os pequenos serão elevados e os grandes rebaixados. Lê os salmos.
- COMO DEVEMOS ENTENDER ESSA ELEVAÇÃO E ESSE REBAIXAMENTO?
- Não sabes que os Espíritos pertencem a diferentes ordens segundo seus méritos? Pois bem! O maior da Terra pode estar na última categoria entre os Espíritos, ao passo que o seu servidor estará na primeira. Compreendes isto? Não disse JESUS: “aquele que se humilhar será elevado, e quem se elevar será humilhado?”
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário