domingo, 30 de maio de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Centésima Parte

ESCOLHA DAS PROVAS

260 – COMO O ESPÍRITO PODE QUERER NASCER NO MEIO DE PESSOAS DE MÁ VIDA?

- É necessário que ele seja colocado num meio onde possa suportar a prova que pediu. Pois bem! É preciso que haja analogia nas situações. Para lutar contra o instinto do roubo é preciso que se encontre entre pessoas dadas à prática de roubar.

- SE NÃO HOUVESSE PESSOAS DE MÁ VIDA SOBRE A TERRA, O ESPÍRITO NÃO PODERIA, POIS, AI ENCONTRAR MEIO ADEQUADO A CERTAS PROVAS?

- Precisar-se-ia lamentar isso? É o que ocorre nos mundos superiores onde o mal não tem acesso, visto que são habitados por Espíritos bons. Fazei que, em breve, o mesmo ocorra sobre a Terra.

261 – O ESPÍRITO, NAS PROVAS QUE DEVE SUPORTASR PARA CHEGAR À PERFEIÇÃO, DEVE EXPERIMENTAR TODOS OS GENEROS DE TENTAÇÕES? DEVE PASSAR POR TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PODEM EXCITAR SEU ORGULHO, INVEJA, AVAREZA, SENSUALIDADE, ETC.?

- Certamente que não, pois sabeis que há Espíritos que, desde o começo, tomam um caminho que os isenta de muitas provas; mas aquele que se deixa arrastar para o mau caminho, corre todos os perigos desse caminho. Um Espírito, por exemplo, pode pedir a riqueza e esta ser-lhe concedida; então, conforme seu caráter, ele poderá tornar-se avaro ou próprio, egoísta ou generoso, ou se entregará a todos os prazeres da sensualidade. Mas isso não quer dizer que deva passar forçosamente por todas essas tendências.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: