domingo, 9 de maio de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Setuagésima Nona Parte.

Se não há reencarnação, não há senão uma existência corporal, isto é evidente. Se nossa atual existência corporal é a única, a alma de cada homem é criada no seu nascimento, a menos que se admita a anterioridade da alma, caso em que se perguntaria o que era a alma antes do seu nascimento e se esse estado não consistiria de alguma forma, uma existência. Não há meio termo: ou a alma existia ou não existia antes do corpo; se ela existia antes do corpo, qual era a sua situação?

Tinha, ou não, consciência de si mesma? Se não tinha consciência é como se não existisse. Se tinha sua individualidade, era ela progressiva ou estacionária? Num ou noutro caso, em que grau estava ao tomar o corpo? Admitindo, de acordo com a crença vulgar, que a alma nasce com o corpo, ou, o que a ser o mesmo, que antes da encarnação ela não tinha senão faculdades negativas colocamos as seguintes questões:

1 – Por que a alma mostra aptidões tão diversas e independentes das idéias adquiridas pela educação?

2 – De onde vem a aptidão extra normal, de certas crianças de tenra idade por tal arte ou tal ciência, enquanto outras se conservam inferiores ou medíocres, por toda a vida?

3 – De onde provém, para alguns, as idéias inatas ou intuitivas que não existem em outros?

4 – De onde vêm, para certas crianças, os instintos precoces de vícios ou virtudes, os sentimentos inato de dignidade ou de baixeza, que contrastam com o meio em que nasceram?

5 – Por que certos homens, abstração feita da educação, são uns mais avançados que outros?

6 – Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomardes uma criança hotentote recém-nascida e a educardes nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?

Perguntamos qual é a filosofia ou a teosofia capaz de resolver estes problemas? Não resta dúvida que ou as almas são iguais ao nascerem ou são desiguais. Se são iguais, por que aptidões tão diversas? Dir-se-ia que isto depende do organismo? É, então, a doutrina mais monstruosa e mais imoral. O homem não é mais que uma máquina, joguete da matéria, sem responsabilidade dos seus atos, podendo tudo repelir em razão de suas imperfeições físicas. Se elas são desiguais é que DEUS as criou assim; mas, então, por que a superioridade inata concedida a algumas? Esta parcialidade está conforme a sua justiça e o amor igual que Ele tem a todas as suas criaturas?

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: