segunda-feira, 22 de março de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ESCALA ESPÍRITA

Trigésima Primeira Parte


Os Espíritos, geralmente, admitem três categorias principais ou três grandes divisões. Na última, aquela que está no inicio da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela inclinação ao mal. Os da segunda caracterizam-se pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem; são os bons Espíritos. A primeira, enfim, compreende os Espíritos puros, aqueles que alcançaram o supremo grau de perfeição.

Esta divisão nos parece perfeitamente racional e apresenta caracteres bem definidos.
Só nos restava ressaltar, por um número suficiente de subdivisões, as diferenças principais do conjunto; foi o que fizemos, com o concurso dos Espíritos, cujas instruções benevolentes jamais nos faltaram.

Com o auxilio deste quadro será mais fácil determinar a ordem e o grau de superioridade ou inferioridade dos Espíritos com os quais podemos entrar em comunicação e, por conseqüência, o grau de confiança e de estima que merecem.

É de alguma forma a chave da ciência espírita, porque só ele pode nos informar das anomalias que as comunicações apresentam, esclarecendo-nos quanto às desigualdades intelectuais e morais dos Espíritos. Observaremos, contudo, que os Espíritos não pertencem para sempre exclusivamente a tal ou tal classe; seu progresso, não se realizando senão gradualmente e, freqüentemente, mais num sentido que em outro, eles podem reunir as caracteres de várias categorias, o que se pode apreciar pela sua linguagem e pelos seus atos.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: