terça-feira, 23 de março de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

TERCEIRA ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Trigésima Segunda Parte

101 – CARACTERES GERAIS – Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são conseqüências.

Têm a intuição de DEUS, mas não o compreendem.

Não são todos essencialmente maus; em alguns casos há mais de irreflexão, de inconseqüência e de malicia, do que verdadeira maldade. Uns não fazem o bem, nem o mal, porém, só pelo fato de não fazerem o bem, denotam a sua inferioridade. Outros, ao contrário, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram oportunidade de fazê-lo. Eles podem aliar a maldade e a malicia à inteligência, mas qualquer que seja seu desenvolvimento intelectual, suas idéias são pouco elevadas e seus sentimentos mais ou menos inferiores.

Os seus conhecimentos sobre as coisas do mundo espírita são limitados e o pouco que sabem se confundem com as idéias e os preconceitos da vida corpórea. Não podem nos dar senão noções falsas e incompletas, porém, o observador atento encontra, freqüentemente, em suas comunicações, mesmo imperfeitas, a confirmação das grandes verdades ensinadas pelos Espíritos superiores.

O seu caráter se revela pela sua linguagem. Todo Espírito que, em suas comunicações, revela um mau pensamento, pode ser classificado na terceira ordem. Por conseguinte, todo mau pensamento que nos é sugerido, provém de um Espírito dessa ordem.

Vêem a felicidade dos bons e isso, para eles, é um tormento incessante, porque experimentam todas as angústias que a inveja e o ciúme podem produzir.

Conservam a lembrança e percepção dos sofrimentos da vida corporal e essa impressão, freqüentemente, é mais penosa que a realidade. Sofre, pois, verdadeiramente, pelos males que suportaram e pelos que fizeram os outros suportarem e, como sofrem por longo tempo, crêem sofrer sempre; DEUS, para puni-los, quer que eles creiam assim.

Pode-se dividi-los em cinco classes principais.

(CONTINUA AMANHÃ)

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