terça-feira, 29 de setembro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Parte

131 – Qual a origem do bem do mal sobre a Terra, e por que há mais mal do que bem?

A origem do mal sobre a Terra resulta da imperfeição dos Espíritos que ai estão encarnados. A predominância do mal decorre de que, sendo a Terra um mundo inferior, a maioria dos Espíritos que a habitam são, eles mesmos, inferiores, ou progrediram pouco. Nos mundos mais avançados, onde não são admitidos a se encarnarem senão espíritos depurados, o mal é desconhecido, ou em minoria.

132 – Qual é a causa dos males que afligem a Humanidade?

A Terra pode ser considerada, ao mesmo tempo, como um mundo de educação para os Espíritos pouco avançados, e de expiação para os espíritos culpados. Os males da Humanidade são a conseqüência da inferioridade moral da maioria dos Espíritos encarnados. Pelo contato de seus vícios, eles se tornam reciprocamente infelizes e se punem uns aos outros.

133 – Por que o mal freqüentemente prospera, enquanto que o homem de bem é alvo de todas as aflições?

Para aquele que não vê senão a vida presente, e que a crê única, isso deve parecer uma soberana injustiça. Não ocorre o mesmo quando se considera a pluralidade das existências, e a brevidade de cada uma com relação à eternidade. O estudo do Espiritismo prova que a prosperidade do mal tem terríveis conseqüências nas existências seguintes; que as aflições do homem de bem são ao contrário, seguidas de uma felicidade tanto maior e durável quanto ele as suportou com mais resignação; é para ele como um dia feliz em toda uma existência de prosperidade.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: