sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Terceira Parte.

137 – Qual a causa dos sonhos?

Os sonhos são o resultado da liberdade do Espírito durante o sono; algumas vezes, é a lembrança de lugares e de pessoas que o Espírito viu ou visitou nesse estado. (O Livro dos Espíritos: Emancipação da alma, sono, sonhos, sonambulismo, segunda vista, letargia, etc. nº 400 e seguinte – O Livro dos Médiuns: Evocação de pessoas vivas, nº 284 – Revista Espírita, 1860, pág. 11: O Espírito de um lado e o corpo do outro – Idem, 1860, pág. 81: Estudo das pessoas vivas)

138 – De onde vêm os pressentimentos?

São lembranças vagas e intuitivas do que o Espírito aprendeu nesses momentos de liberdade e, algumas vezes, advertências ocultas dadas pelos Espíritos benevolentes.

139 – Por que há, sobre a Terra, selvagens e homens civilizados?

Sem a preexistência da alma, esta questão é insolúvel, a menos que se admita que DEUS criou almas selvagens e almas civilizadas, o que seria a negação da sua justiça. Por outro lado, a razão recusa admitir que, depois da morte, a alma do selvagem permaneça perpetuamente num estado de inferioridade, nem que ela esteja na mesma posição da do homem esclarecido.

Admitindo-se para as almas, um mesmo ponto de partida, única doutrina compatível com a justiça de DEUS, a presença simultânea da selvageria e da civilização sobre a Terra é uma fato material, que prova o progresso que uns cumpriram e os outros podem realizar. A alma do selvagem alcançara, pois, com o tempo, o grau da alma civilizada; mas como todos os dias morrem selvagem, sua alma não pode alcançar esse grau senão nas encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas e apropriadas ao seu adiantamento, passando por todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos.

continua amanhã)

Nenhum comentário: