quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Segunda Parte.

135 – Por que há idiotas e cretinos?

A posição dos idiotas e dos cretinos seria a menos conciliável com a justiça de DEUS, na hipótese da unicidade da existência. Por miserável que seja a condição na qual um homem nasceu, ele pode dela sair pela inteligência e pelo trabalho; mas o idiotas e o cretino são votados, desde o nascimento até a morte, ao embrutecimento e ao desprezo; não há para eles nenhuma compensação possível. Por que, pois, sua alma teria sido criada idiota?

Os estudos espíritas, feitos sob os cretinos e os idiotas, provam que sua alma é tão inteligente quanto a dos outros homens; que essa enfermidade é uma expiação infligida aos Espíritos por terem abusados da sua inteligência, e que sofrem cruelmente em se sentirem aprisionados aos laços que não podem quebrar, e no desprezo do que se vêem objeto, quando, talvez, tenham sido incensados na sua existência precedente. (Revista Espírita, 1860, pág. 173; O Espírito de um idiota – Idem, 1861, pág. 311: Os cretinos).

136 – Qual é o estado da alma durante o sono?

Durante o sono só o corpo repousa, mas o Espírito não dorme. As observações práticas provam que, nesse instante, o Espírito goza de toda a sua liberdade e da plenitude das suas faculdades. Ele aproveita o repouso do corpo e os momentos em que sua presença nele não é necessária, para agir livremente e ir onde quer. Durante a vida, a qualquer distância que se transporte, o Espírito está sempre ligado ao corpo por um laço fluídico, que serve para chamá-lo, desde que sua presença seja necessária; esse laço não se rompe senão na morte.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: