quarta-feira, 1 de abril de 2009

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Sétima Parte

Pelos fatos e pela sua lógica, o Espiritismo vem dissipar a ansiedade da dúvida, e conduzir à fé aqueles que dela se afastaram; em nos revelando a existência do mundo invisível que nos cerca, e no meio do qual vivemos sem disso nos dar conta, as condições de nossa felicidade ou de nossa infelicidade futuras; explica-nos a causa de nossos sofrimentos neste mundo e o meio de abrandá-los. Sua propagação terá efeitos inevitáveis a destruição das doutrinas materialistas que não podem resistir à evidência. O Homem, convencido da grandeza e da importância de sua existência futura, que é eterna, compara-a a incerteza da vida terrestre, que é tão curta, e se eleva, pelo pensamento, acima das mesquinhas considerações humanas; conhecendo a causa e o objetivo de suas misérias, suporta-as com paciência e resignação, porque sabe que elas são um meio para chegar a um estado melhor. O exemplo daqueles que vêm de além-túmulo descrever suas alegrias e suas dores, em provando a realidade da vida futura, ao mesmo tempo, prova que a justiça de DEUS não deixa nenhum vício sem punição, nem nenhuma virtude sem recompensa. Acrescentemos, enfim, as comunicações com os seres queridos, que já partiram, que proporcionam uma doce consolação provando não somente que eles existem, mas que se está menos separado do que se estivessem vivos e num país estrangeiro.

EM RESUMO, o Espiritismo abranda a amargura dos desgostos da vida; os desesperos e as agitações da alma, dissipa as incertezas ou os terrores do futuro, detém o pensamento de abreviar a vida por suicídio; por isso mesmo, torna felizes aqueles que nele penetram, e aí está o grande segredo de sua rápida propagação.

DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: DEUS, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras; mas ele é independente de todo culto particular. Seu objetivo é provar, àqueles que negam ou que duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo; que Lea suporta, depois da morte, as conseqüências do bem e do mal que fez durante a vida corpórea; ora isto é de todas as religiões.

COMO CRENÇA NOS ESPÍRITOS, é igualmente de todas as religiões, do mesmo modo que é de todos os povos, uma vez que, por toda parte que haja homens, há almas ou Espíritos, que as manifestações são de todos os tempos, e que o relato se encontra em todas as religiões sem exceções. Pode-se, pois, ser católico, grego ou romano, protestante, judeu ou muçulmano, e crer nas manifestações dos Espíritos, e, por conseqüência, ser Espírita; a prova é que o Espiritismo tem adeptos em todas as seitas.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: