quinta-feira, 12 de março de 2009

O PODER DA PRECE

PRECES GERAIS
ORAÇÃO DOMINICAL DESENVOLVIDA
1ª Parte

PREFÁCIO;- Os Espíritos recomendaram colocar a Oração dominical à frente desta coletânea, não somente como prece, mas como símbolo; de todas as preces, é a que colocam em primeiro plano, seja porque ela veio do próprio JESUS (São Mateus, cap. VI v. de 9 a 13) seja porque pode substituir a todas, segundo o pensamento que lhes fixa; é o mais perfeito modelo de concisão, verdadeira obra-prima de sublimidade na sua simplicidade. Com efeito, sob a mais restrita forma, resume todos os deveres do homem para com DEUS, para consigo mesmo e para o próximo, encerra uma profissão de fé, um ato de adoração e de submissão, o pedido das coisas necessárias à vida, e o principio da caridade. Dizê-la em intenção de alguém, é pedir para ele o que se pediria para si.
Entretanto, em razão mesmo da sua brevidade, o sentido profundo encerrado em algumas palavras das quais ela se compõe, escapa à maioria; por isso é dita, geralmente, sem dirigir o pensamento sobre as aplicações de cada uma das partes; é dita como uma fórmula cuja eficácia é proporcional ao número de vezes que é repedida; ora, é quase sempre um dos números cabalísticos três, sete ou nove, tirados da antiga crença supersticiosa da virtude dos números, e em uso das operações da magia.
Para completar o vago que a concisão dessa prece deixa no pensamento, segundo o conselho e com a assistência dos bons Espíritos, foi juntado a cada proposição um comentário que lhes desenvolve o sentido e mostras suas aplicações. Segundo as circunstâncias e o tempo disponível, pode-se dizer, pois, a Oração dominical simples ou desenvolvida.

(Continua amanhã)

Nenhum comentário: