COLETÂNEA DE PRECES
ESPIRITAS
PREÂMBULO
1ª Parte
Os Espíritos sempre disseram “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo as vossas convicções e o modo que mais vos toca; bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração.”
Os Espíritos não prescrevem nenhuma fórmula absoluta de preces; quando as dão é para fixar as idéias e, sobretudo para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. È também com o objetivo de ajudar as pessoas que têm dificuldades para expressar suas idéias, porque existem as que não crêem ter realmente orado, se seus pensamentos não foram formulados.
A coletânea de preces contidas neste capítulo é uma escolha feita entre as que foram ditadas pelos Espíritos em diversas circunstâncias; eles ditaram outras, e em outros termos, apropriadas a certas idéias ou a casos especiais, mas pouco importa a forma, se o pensamento fundamental é o mesmo. O objetivo da prece é elevar nossa alma a DEUS; a diversidade das fórmulas não deve estabelecer nenhuma diferença entre aqueles que nele crêem, e ainda menos entre os adeptos do Espiritismo, porque DEUS as aceita todas quando são sinceras.
Não é preciso, pois, considerar esta coletânea como um formulário absoluto, mas como uma variedade entre as instruções que dão os Espíritos. É uma aplicação dos princípios da moral evangélica, desenvolvidos neste livro, um complemento aos seus ditados sobre os deveres para com DEUS e o próximo, onde são lembrados todos os princípios da Doutrina.
(Continua amanhã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário