quarta-feira, 11 de março de 2009

O PODER DA PRECE

COLETÂNEA DE PRECES
ESPIRITAS
PREÂMBULO
2ª Parte

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando são ditadas pelo coração, e não pelos lábios; não impõe nenhuma delas, nem censura nenhuma. DEUS é muito grande, segundo Ele, para rejeitar a voz que o implora ou que canta seus louvores, porque a faz de um modo antes que de outro. Todo aquele que lançasse anátema contra as preces que não estão no seu formulário, provaria que desconhece a grandeza de DEUS. Crer que DEUS se prende a uma fórmula, é emprestar-lhe `pequenez e as paixões da Humanidade.
Uma condição essencial da prece, segundo São Paulo (cap. XXVII, nº 16), é de ser inteligível, a fim de que possa falar ao nosso Espírito; por isso, não basta que ela seja dita em uma língua compreendida daquele que ora; a preces em linguagem vulgar que não dizem muito mais ao pensamento do que se fossem em linguagem estrangeira, e que, por isso mesmo, não vão ao coração; as raras idéias que elas encerram são, freqüentemente, sufocadas pela super-abundancia de palavras e o misticismo da linguagem.
A principal qualidade da prece é de ser clara simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos que não são senão enfeites de brilho falso. Cada palavra deve ter sua importância, revelar uma idéia, movimentar uma fibra: numa palavra, deve fazer refletir; só com essa condição, a prece pode alcançar seu objetivo, de outro modo, não é senão ruído. Vede também com que ar de distração e volubilidade elas são ditas na maioria das vezes; vêem-se lábios que se movimentam, mas, pela expressão da fisionomia e mesmo o som da voz, reconhece-se um ato maquinal, puramente exterior, ao qual a alma permanece indiferente.
As preces reunidas nesta coletânea estão divididas em cinco categorias: Preces Gerais, Preces para si mesmo, Preces pelos Vivos, Preces pelos Mortos e Preces Especiais para os doentes e os obsidiados.
Com a finalidade de chamar mais particularmente a atenção sobre o objeto de cada prece, e melhor fazer compreender sua importância, elas são todas precedidas de uma instrução preliminar,m espécie de exposição de motivos, sob o título de prefácio.

(Trecho extraído do livro “Coletânea de Preces Espíritas”).

Nenhum comentário: