PRECES GERAIS
ORAÇÃO DOMINICAL DESENVOLVIDA
1ª Parte
PRECE – I. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome!
Cremos em vós, SENHOR, porque tudo revela vosso poder e vossa bondade. A harmonia do Universo testemunha uma sabedoria, uma prudência e uma previdência que suplanta todas as faculdades humanas; o nome de um ser soberanamente grande e sábio está inscrito em todas as obras da criação, desde o ramo de erva e o menor inseto, até os astros que se movem no espaço; por toda parte vemos a prova de uma solicitude paternal; por isso, cego é aquele que não vos reconhece em vossas obras, orgulhoso aquele que não vos glorifica e ingrato aquele que não vos rende ações de graça.
II. Venha o vosso reino!
SENHOR, haveis dado aos homens leis cheias de sabedoria e que fariam sua felicidade se as observassem. Com essas leis, fariam reinar entre eles a paz e a justiça; se entre ajudariam mutuamente, em lugar de se prejudicarem como o fazem; o forte sustentaria o fraco em lugar de esmagá-lo; evitariam os males que engendram os abusos e os excessos de todos os gêneros. Todas as misérias deste mundo vêm da violação de vossas leis, porque não há uma só infração que não tenha conseqüências fatais.
Destes ao animal o instinto que lhe traça o limite do necessário, e ele com isso maquinalmente se conforma; mas ao homem, além desse instinto, destes a inteligência e a razão; destes também a liberdade de observar ou infringir aquelas de vossas leis que lhe concernem pessoalmente, quer dizer, de escolher entre o bem e o mal, a fim de que tenha o mérito e a responsabilidade das suas ações.
Ninguém pode pretextar ignorância de vossas leis, porque em vossa previdência paternal, quisestes que elas fossem gravadas na consciência de cada um, sem distinção de culto nem de nações; aqueles que as violam é porque vos desconhecem.
Dia virá em que, segundo vossa promessa, todos as praticarão; então a incredulidade terá desaparecido; todos vos reconhecerão por soberano SENHOR de todas as coisas e o reino e vossas leis será vosso reino na Terra.
Dignai-vos, SENHOR, apressar seu advento, dando aos homens a luz necessária para os conduzir ao caminho da verdade.
(Continua amanhã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário