domingo, 1 de março de 2009

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
6ª Parte

O homem se encontra, então, na posição daquele que solicita bons conselhos e os coloca em prática, mas que está sempre livre de segui-los ou não. DEUS quer que seja assim para que ele tenha a responsabilidade dos seus atos, e deixa-lhe o mérito da escolha entre o bem e o mal. Isso o homem sempre pode obter se pede com fervor, e é ao que podem, sobretudo, se aplicar estas palavras: “Pedi e obtereis.”

A eficácia da prece, mesmo reduzida a essa proporção, não teria um resultado imenso? Estava reservado ao Espiritismo nos provar sua ação pela revelação dos intercâmbios que existem entre o mundo corporal e o mundo espiritual. Mas a isso não se limitam seus efeitos.

A prece é recomendada por todos os Espíritos, renunciar à prece é desconhecer a bondade de DEUS, é renunciar, para si mesmo, à sua assistência, e para os outros ao bem que se lhes pode fazer.

Acedendo ao pedido que lhe é dirigido, DEUS, freqüentemente, tem em vista recompensar a intenção, o devotamento e a fé aquele que ora, eis porque a prece do homem de bem é mais meritória aos olhos de DEUS, e sempre mais eficaz, porque o homem vicioso e mau não pode orar com o fervor e a confiança que só é dado pelo sentimento da verdadeira piedade. Do coração do egoísta, daquele que ora nos lábios, não podem sair senão palavras, mas não os impulsos da caridade que dão à prece todo o seu poder. Isso é tão compreensível, que, por um movimento instintivo, a pessoas se recomenda de preferências às preces daqueles nos quais se percebe que a conduta deve ser agradável a DEUS, porque são mais ouvidos.

Se a prece exerce uma espécie de ação magnética, poder-se-ia crer que seu efeito está subordinado à força fluídica, mas não é assim. Uma vez que os Espíritos exercem essa ação sobre os homens, eles suprem, quando isso seja necessário, a insuficiência daquele que ora , seja agindo diretamente em seu nome, seja lhe dando momentaneamente uma força excepcional, quando é julgado digno desse favor, ou que a coisa possa ser útil.

(Continua amanhã)

Nenhum comentário: