O PODER DA ORAÇÃO
1ª Parte
QUALIDADE DA PRECE
Quando orar, não se assemelhei aos hipócritas que se comprazem em orar em pé nas igrejas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade lhes digo, eles receberam sua recompensa. Mas quando quiser orar entra no seu quarto e, estando fechada a porta, ore ao Pai em segredo; e o nosso Pai Celestial, que vê o que se passa em segredo, lhe recompensará.
Não afete orar muito em sua prece, como fazem os gentios, que pensam ser pela multidão de palavras que serão atendidos. Não se torne, pois, semelhante a eles, porque nosso Pai sabe do que você precisa antes do pedido. (São Mateus, cap. VI, v. 5 a 8)
Quando se apresentar para orar, se tem alguma coisa contra alguém, perdoa-o, a fim de que nosso Pai que está nos céus, perdoe também seus pecados. Se você não perdoar, o nosso Pai que está nos céus, não lhe perdoará também seus pecados. (São Marcos, cap. XI, v. 25,26)
ELE contou também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e desprezando os outros.
“Dois homens subiram ao templo a fim de orar; um era farizeu e o outro publicano. O farizeu, estando em pé, orava assim com sigo mesmo: Meu DEUS eu lhe rendo graças porque não sou como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que possuo.”
“O publicano ao contrário, mantendo-se distante, não ousava sequer erguer os olhos ao céu; mas batia no peito dizendo: Meu DEUS tende piedade de mim que sou um pecador.”
EU lhes declaro que este retornou entre os seus justificado, e não o outro. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado. (São Lucas, cap. XVIII, v. 9 a 14).
As qualidades da prece estão claramente definidas por JESUS; quando orar, diz ELE, não se coloque em evidência, mas ore secretamente: não afete de muito orar, porque não é pela multiplicidade das palavras que será atendido, mas pela sua sinceridade; antes de orar, se você tem alguma coisa contra alguém, perdoa-o , porque a prece não será agradável a DEUS se ela não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade; ore, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o farizeu; examine seus defeitos e não suas qualidades, e ao se comparar aos outros, procure o que há de mal em você.
(Continua amanhã).
Nenhum comentário:
Postar um comentário