sábado, 15 de novembro de 2008

MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA

Não te orgulhes do que sabes, porque esse saber tem limites bem estreitos no mundo que habitas.
Mas suponho que sejas uma dessas sumidades inteligentes desse globo e não tens nenhum direito para disso te envaideceres. Se DEUS, em seus desígnios, te fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a tua inteligência. É que ELE quer que dela uses para o bem de todos, porque é uma missão que te dá, colocando em tuas mãos o instrumento com a ajuda do qual podes desenvolver, a teu turno, as inteligências retardatárias e as conduzir a DEUS.
A natureza do instrumento não indica o uso que dele se deve fazer? A enxada que o jardineiro coloca entre as de seu operário não lhe mostra que ele deve cavar? E que dirias se esse operário, ao invés de trabalhar, levantasse a enxada para com ela atingir seu patrão? Dirias que é horrível e que ele merece ser expulso. Pois bem, ocorre o mesmo com aquele que se serve de sua inteligência para destruir a idéia de DEUS e da Providência entre seus irmãos? Não ergue contra o teu Senhor a enxada que te foi dada para roçar o terreno? Tem ele o direito ao salário prometido e não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? E o será, não duvides disso e arrastará existências miseráveis e cheias de humilhações até que se curve diante D’AQUELE a quem tudo deve.
A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens dotados, se servissem dela segundo os desígnios de DEUS, a tarefa dos Espíritos seria fácil para fazer a Humanidade avançar. Infelizmente, muitos fazem dela um instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos.
O homem abusa da inteligência como de todas as outras faculdades e, entretanto, não lhe faltam lições para adverti-lo de que uma poderosa mão pode lhe retirar aquilo que ela mesma lhe deu.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

Nenhum comentário: