ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
CAPÍTULO II
PENAS E GOZOS FUTUROS
EXPIAÇÃO E ARREPENDIMENTO
Trecentésima Quadragésima Sexta Parte.
990 – O ARREPENDIMENTO TEM LUGAR NO ESTADO CORPORAL OU NO ESTADO ESPIRITUAL?
- No estado espiritual; mas ele pode também ter lugar no estado corporal, quando compreendeis bem a diferença do bem e do mal.
991 – QUAL É A CONSEQÜÊNCIA DO ARREPENDIMENTO NO ESTADO ESPIRITUAL?
- O desejo de uma nova encarnação, para se purificar. O Espírito compreende as imperfeições que o privam de ser feliz, e, para isso, aspira a uma nova existência em que poderá expiar suas faltas.
992 – QUAL É A CONSEQÜÊNCIA DO ARREPENDIMENTO NO ESTADO CORPORAL?
- Avançar, desde a vida presente, se se tem tempo de reparar as faltas. Quando a consciência faz uma censura e mostra uma imperfeição, sempre se pode melhorar.
993 – NÃO HÁ HOMENS QUE NÃO TÊM SENÃO O INSTINTO DO MAL E SÃO INACESSSIVEIS AO ARREPENDIMENTO?
- Já te disse que se deve progredir sem cessar. Aquele que, nesta vida, não tem senão o instinto do mal, terá o do bem em uma outra, e é por isso que ele renasce várias vezes, porque é preciso que todos avancem e atinjam o objetivo, somente que alguns em um tempo mais curto, e os outros em um tempo mais longo, segundo seu desejo. Aquele que não tem senão o instinto do bem já está depurado, porque pôde ter o do mal numa existência anterior.
994 – O HOMEM PERVERSO, QUE NÃO RECONHECEU SUAS FALTAS DURANTE A VIDA, AS RECONHECERÁ SEMPRE DEPOIS DA MORTE?
- Sim, ele as reconhecerá sempre, e então sofre mais, porque sente todo o mal que fez, o do qual foi a causa voluntária. Entretanto o arrependimento não é sempre imediato; há Espírito que se obstinam no mau caminho, malgrado seus sofrimentos. Mas, cedo ou tarde, eles reconhecerão o falso caminho no qual estão empenhados, é o arrependimento virá. É para esclarecê-los que trabalham os bons Espíritos, e que vós mesmos podeis também trabalhar.
CONTINUA AMANHÃ
Nenhum comentário:
Postar um comentário