sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

DURAÇÃO DAS PENAS FUTURAS

Trecentésima Qüinquagésima Parte.

1007 – HÁ ESPÍRITOS QUE JAMAIS SE ARREPENDEM?

- Há Espíritos nos quais o arrependimento é muito tardio; mas pretender que eles não se melhorem jamais seria negar a Lei do progresso e dizer que a criança não pode tornar-se adulta.


1008 – A DURAÇÃO DAS PENAS DEPENDE SEMPRE DA VONTADE DO ESPÍRITO. E NÃO HÁ AS QUE LHE SÃO IMPOSTAS POR UM TEMPO DADO?

- Sim, as penas podem ser-lhe impostas por um tempo, mas DEUS, que não quer senão o bem de suas criaturas, acolhe sempre o arrependimento, e o desejo de melhorar-se não é jamais estéril.

1009 – SEGUNDO ESSE ENTENDIMENTO, AS PENAS IMPOSTAS NÃO O SERIAM JAMAIS PELA ETERNIDADE?

- Interrogai vosso bom senso, vossa razão, perguntai-vos se uma condenação perpetua, por alguns momentos de erro, não seria a negação da bondade de DEUS? Que é, com efeito, a duração da vida, fosse ela de cem anos, em relação à eternidade? Eternidade! Compreendeis bem essa palavra? Sofrimentos, torturas sem fim, sem esperança, por algumas faltas! Vosso julgamento não rejeita semelhante pensamento? Que os amigos tenham visto no senhor do Universo um DEUS terrível, ciumento e vingativo, isso se concebe; na sua ignorância, emprestaram à divindade as paixões dos homens. Mas está aí o DEUS dos cristãos que coloca o amor, a caridade, a misericórdia, o esquecimento das ofensas no lugar das primeiras virtudes; poderia ele próprio falas às qualidades das quais faz um dever? Não há contradição em atribuir-lhe a bondade infinita e a vingança infinita? Dizeis que antes de tudo ele é justo, e que o homem não compreende sua justiça, mas a justiça não exclui a bondade, e ele não seria bom se consagrasse penas horríveis, perpétuas, à maior parte de suas criaturas. Poderia fazer a seus filhos uma obrigação da justiça, se não lhes tivesse dado os meios de compreendê-la? Aliás, não é o sublime da justiça, unidade à bondade, fazer depender a duração das penas dos esforços do culpado para se melhorar? Aí está a verdade desta palavra: “A cada um segundo suas obras”.
SANTO AGOSTINHO

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: