terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO QUARTO


ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

EXPIAÇÃO E ARREPENDIMENTO

Trecentésima Quadragésima Sétima Parte.

995 – HÁ ESPÍRITOS QUE, SEM SEREM MAUS, SEJAM INDIFERENTES À SUA SORTE?

- Há Espíritos que não se ocupam com coisa alguma útil; estão na expectativa. Mas sofrem, nesse caso, proporcionalmente, e como devem ter seu progresso em tudo, esse progresso se manifesta pela dor.

- NÃO TÊM ELES O DESEJO DE ABREVIAR SEUS SOFRIMENTOS?

- Sem dúvida o têm, mas não dispõem de bastante energia para querer o que poderia aliviá-los. Quantas pessoas tendes entre vós, que preferem morrer na miséria a trabalhar?

996 – UMA VEZ QUE OS ESPÍRITOS VÊEM O MAL QUE RESULTA PARA ELES DE SUAS IMPERFEIÇÕES, COMO SE DÁ QUE HAJA OS QUE AGRAVAM SUA POSIÇÃO E PROLONGAM SEU ESTADO DE INFERIORIDAEDE, FAZENDO O MAL, COMO ESPÍRITOS, DESVIANDO OS HOMENS DO BOM CAMINHO?

- São aqueles cujo arrependimento é tardio, que agem assim. O Espírito que se arrepende pode, em seguida, deixar-se arrastar de novo no caminho do mal por outros Espíritos ainda mais atrasados.

997 – VÊEM-SE ESPÍRITOS DE UMA INFERIORIDADE NOTÓRIA, ACESSIVEIS AOS BONS SENTIMENTOS E TOCADOS PELAS PRECES QUE SE FAZEM POR ELES. COMO SE DÁ QUE OUTROS ESPÍRITOS, QUE SE DEVERIA CRER MAIS ESCLARECIDOS, MOSTREM UM ENDURECIMENTO E UM CINISMO DOS QUAIS COISA ALGUMA PODE TRIUNFAR?

- A prece não tem efeito senão em favor do Espírito que se arrepende. Aquele que possuído pelo orgulho, se revolta contra DEUS e persiste no seu descaminho, exagerando-o ainda, como fazem os Espíritos infelizes, sobre eles a prece não pode fazer alguma coisa, senão no dia em que uma luz de arrependimento se manifeste neles.

(Não se deve perder de vista que o Espírito, depois da morte do corpo, não se transforma subitamente; se sua vida foi repreensível, é porque ele era imperfeito. Ora, a morte não o torna perfeito; ele pode persistir em seus erros, em suas falsas opiniões, em seus preconceitos, até que seja esclarecido pelo estudo, pela reflexão e pelo sofrimento.)

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: