quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

DO EGOISMO

Trecentésima Décima Quarta Parte

913 – DENTRE OS VÍCIOS, QUAL O QUE SE PODE CONSIDERAR RADICAL?

- Nós o dissemos muitas vezes, é o egoísmo; dele deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo. Inutilmente os combatereis e não conseguireis extirpá-los enquanto não houverdes atacado o mal em sua raiz, não houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços, portanto, tenham para esse objetivo, porque ai está a verdadeira chaga da sociedade. Todo aquele que quer se aproximar, desde esta vida, da perfeição moral, deve extirpar de seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.

914 – O EGOÍSMO, ESTANDO FUNDADO SOBRE O SENTIMENTO DE INTERESSE PESSOAL, PARECE BEM DIFÍCIL DE SER INTEIRAMENTE EXTIRPADO DO CORAÇÃO DO HOMEM: ISSO SE CONSEGUIRÁ?

- A medida que os homens se esclarecem sobre as coisas espirituais, dão menos valor às coisas materiais. Aliás, é preciso reformar as instituições humanas que o entretém e o excitam. Isso depende da educação.

915 – O EGOÍSMO, SENDO INERENTE À ESPÉCIE HUMANA, NÃO SERIA SEMPRE UM OBSTÁCULO AO REINADO DO BEM ABSOLUTO SOBRE A TERRA?

- É certo que o egoísmo é vosso pior mal, mas ele se prende a anterioridade dos Espíritos encarnados sobre a Terra, e não à Humanidade em si mesma; Ora, os Espíritos, em se depurando pelas encarnações sucessivas, perdem o egoísmo, como perdem suas outras impurezas. Não tendes sobre a Terra nenhum homem desprovido de egoísmo e praticando a caridade? Eles existem além do que acreditais, mas os conheceis pouco porque a virtude não procura se puser em evidência. Se há um, por que não haveria dez, se há dez, por que não haveria mil, e assim sucessivamente?

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: