terça-feira, 21 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS


1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose


OS ANIMAIS E O HOMEM

Duzentéssima Sétima Parte.


601 – OS ANIMAIS SEGUEM UMA LEI PROGRESSIVA COMO OS HOMENS?

- Sim, e é por isso que nos mundos superiores, onde os homens são mais avançados, os animais o são também, tendo meios de comunicação mais desenvolvidos. Mas eles são sempre inferiores e submissos ao homem; são para ele servidores inteligentes.

(Não há nisso coisa alguma de extraordinário. Imaginemos nossos animais, os mais inteligentes, o cão, o elefante, o cavalo com uma conformação apropriado aos trabalhos manuais: que não poderiam fazer sob a direção do homem?)

602 – OS ANIMAIS PROGRIDEM, COMO O HOMEM, PELO FATO DE SUA VONTADE OU PELA FORÇA DAS COISAS?

- Pela força das coisas; por isso, para eles não há expiação.

603 – NOS MUNDOS SUPERIORES, OS ANIMAIS CONHECEM A DEUS?

- Não, o homem é um DEUS para eles, como outrora os Espíritos foram deuses para os homens.

604 – OS ANIMAIS, MESMO APERFEIÇOADOS NOS MUNDOS SUPERIORES, SENDO SEMPRE INFERIORES AO HOMEM, RESULTA QUE DEUS CRIOU SERES INTELECTUAIS PERPETUAMENTE VOTADOS À INFERIORIDADE, O QUE PARECE EM DESACORDO COM A UNIDADE DE VISTAS E DE PROGRESSO QUE SE DISTINGUE EM TODAS AS SUAS COISAS?

- Tudo se encadeia na Natureza por laços que não podeis ainda compreender, e as coisas, as mais díspares na aparência, têm pontos de contato que o homem não chegará jamais a compreender no seu estado atual. Ele pode entrevê-los por um esforço de sua inteligência, mas só quando sua inteligência tiver adquirido todo o seu desenvolvimento e estiver isenta dos preconceitos, do orgulho e da ignorância, é que ele poderá ver claramente na obra de DEUS. Até lá, suas idéias limitadas fazem-no ver as coisas de um ponto de vista mesquinho e restrito. Sabei bem que DEUS não pode se contradizer e que tudo na Natureza, se harmoniza por leis gerais que não se afastam jamais da sublime sabedoria do CRIADOR.

- A INTELIGÊNCIA É, ASSIM, UMA PROPRIEDADE COMUM, UM PONTO DE CONTATO, ENTRE A ALMA DOS ANIMAIS E A DO HOMEM?

- Sim, mas os animais não têm senão a inteligência da vida material. No homem, a inteligência dá a vida moral.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: