OS TRÊS REINOS
1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose
OS ANIMAIS E O HOMEM
Duzentéssima Sexta Parte.
596 – DE ONDEM PROVÉM A APTIDÃO DE CERTOS ANIMAIS PARA IMITAR A LINGUAGEM DO HOMEM; E POR QUE ESSA APTIDÃO SE ENCONTRA ANTES NAS AVES QUE NO MACACO, POR EXEMPLO, CUJA CONFORMAÇÃO TEM MAIS ANALOGIA COM A SUA?
- Conformação particular dos órgãos da voz, secundado pelo instinto de imitação; o macaco imita os gestos e certas aves imitam a voz.
597 – VISTO QUE OS ANIMAIS TÊM UMA INTELIGÊNCIA QUE LHES DÁ UMA CERTA LIBERDADE DE AÇÃO, HÁ NELES UM PRINCÍPIO INDEPENDENTE DA MATÉRIA?
- Sim, que sobrevive ao corpo.
- ESSE PRINCÍPIO É UMA ALMA SEMELHANTE A DO HOMEM?
- É também uma alma, se quiserdes; isso depende do sentido que se dá a essa palavra; ela, porém, é inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância como entre a alma do homem e DEUS.
598 – A ALMA DOS ANIMAIS CONSERVA, DEPOIS DA MORTE, SUA INDIVIDUALIDADE E A CONSCIÊNCIA DE SI MESMA?
- Sua individualidade, sim, mas não a consciência do seu eu. A vida inteligente permanece no estado latente.
599 – A ALMA DOS ANIMAIS TEM A ESCOLHA DESE ENCARNAR EM UM ANIMAL ANTES QUE EM OUTRO?
- Não, ela não tem o livre-arbítrio.
600 – A ALMA DO ANIMAL SOBREVIVE AO CORPO, ESTÁ, DEPOIS DA MORTE, EM UM ESTADO ERRANTE COMO A DO HOMEM?
- É uma espécie de erraticidade, visto que não está unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade, sendo a consciência de si mesmo o seu atributo principal. A alma dos animais não tem a mesma faculdade. O Espírito do animal é classificado, depois de sua morte, pelos Espíritos que a isso compete, e quase imediatamente utilizado, não tendo tempo de se colocar em relação com outras criaturas.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário