sábado, 25 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose.

METEMPSICOSE

Duzentéssima Décima Primeira Parte.

611 – A COMUNIDADE DE ORIGEM DOS SERES VIVOS NO PRINCÍPIO INTELIGENTE NÃO É UMA CONSAGRAÇÃO DA DOUTRINA DA METEMPSICOSE?

- Duas coisas podem ter uma mesma origem e não se assemelharem absolutamente mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, suas flores e seus frutos no germe informe contido na semente de onde ela saiu? Do momento em que o principio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período de humanidade, ele não tem mais relação com seu estado primitivo e não é mais a alma dos animais, como a árvore não é a semente. No homem, não há mais do animal senão o corpo, e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria. Não se pode, então, dizer que tal homem é a encarnação do Espírito de tal animal e, por conseguinte, a metempsicose, tal como é entendida, não é exata.

612 – O ESPÍRITO QUE ANIMOU O CORPO DE UM HOMEM PODERIA ENCARNAR NUM ANIMAL?

- Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à sua fonte.

613 – TOTALMENTE ERRADA QUE SEJA A IDÉIA À METEMPSICOSE NÃO SERIA ELA O RESULTADO DE
UM SENTIMENTO INTUITIVO DAS DIFERENTES EXISTÊNCIAS DO HOMEM?

- Esse sentimento intuitivo se encontra nessa crença como em muitas outras; mas, como na maioria das suas idéias intuitivas, o homem a desnaturou.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: