quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

OS ANIMAIS E O HOMEM

Duzentéssima Oitava Parte.

605 – CONSIDERANDO-SE TODOS OS PONTOS DE CONTATO EXISTENTES ENTRE O HOMEM E OS ANIMAIS, NÃO SE PODERIA PENSAR QUE O HOMEM POSSUI DUAS ALMAS: A ALMA ANIMAL E A ALMA ESPÍRITA E QUE, SE NÃO TIVESSE ESTA ÚLTIMA, ELE PODERIA VIVER COMO O ANIMAL, EM OUTRAS PALAVRAS, QUE O ANIMAL É UM SER SEMELHANTE AO HOMEM, MENOS A ALMA ESPÍRITA? NÃO RESULTARIA DISSO QUE OS BONS E OS MAUS INSTINTOS DO HOMEM SERIAM EFEITOS DA PREDOMINÂNCIA DE UMA DESSAS DUAS ALMAS?

- Não, o homem não tem duas almas, mas o corpo tem seus instintos que são o resultado da sensação dos órgãos. Não há nele senão uma dupla natureza; a natureza animal e a natureza espiritual. Pelo seu corpo, ela participa da natureza dos animais e de seus instintos; por sua alma, ele participa da natureza dos Espíritos.

- ASSIM, ALÉM DAS SUAS PRÓPRIAS IMPERFEIÇÕES, DAS QUAIS O ESPÍRITO DEVE SE DESPOJAR, TEM AINDA QUE LUTAR A INFLUÊNCIA DA MATÉRIA?

- Sim, quando mais é ele inferior, mais os laços entre o Espírito e a matéria são apertados. Não o vedes? Não, o homem não tem duas almas, a alma é sempre única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, de tal sorte que a alma de um não pode animar o corpo criado para a outra. Mas se o homem não tem alma animal que, por suas paixões, o coloque ao nível dos animais, tem seu corpo que o rebaixa, freqüentemente, até eles, porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade que tem instintos, porém, não inteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.

(O Espírito, encarnando-se no corpo do homem, lhe traz o principio intelectual e moral que o torna superior aos animais. As duas naturezas presentes no homem dão às suas paixões duas fontes diferentes: uma provém dos instintos da natureza animal, outra das impurezas do Espírito, do qual ele é a encarnação e que afina mais ou menos com a grosseria dos apetites animais. O Espírito, purificando-se, liberta-se pouco a pouco da influência da matéria, sob a qual ele se aproxima da brutalidade. Liberto dessa influência, ele se eleva a sua verdadeira destinação.)

(CONTINUA AMANHÃ)

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