segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Primeira Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

POSSESSOS

475 – PODE-SE, POR SI MESMO, AFASTAR OS MAUS ESPÍRITOS E SE LIBERTAR DE SUA DOMINAÇÃO?

- Pode-se sempre sacudir um jugo, quando se tem vontade firme.

476 – NÃO PODE ACONTECER QUE A FASCINAÇÃO EXERCIDA PELO MAU ESPÍRITO SEJA TAL QUE A PESSOA SUBJUGADA NÃO A PERCEBA? ENTÃO, UMA TERCEIRA PESSOA PODE FAZER CESSAR A SUJEIÇÃO? NESSE CASO, QUE CONDIÇÃO DEVE ELA EMPREGAR?

- Se é um homem de bem, sua vontade pode ajudar, apelando pelo concurso dos bons Espíritos, porque quanto mais se é um homem de bem, mais se tem poder sobre os Espíritos imperfeitos para afastá-los, e sobre os Espíritos bons para atraí-los.

Entretanto, seria incapaz se aquele que está subjugado não consentir nisso. Existem pessoas que se alegram em uma dependência que agrada aos seus gostos e aos seus desejos. Em todos os casos, aquele cujo coração não é puro, não pode ter nenhuma influência; os bons Espíritos o abandonaram e os maus não o temem.

477 – AS FÓRMULAS DE EXORCISMO TÊM ALGUMA EFICÁCIA SOBRE OS MAUS ESPÍRITOS?

- Não, quando esses Espíritos vêem alguém tomar a coisa a sério, riem e se obstinam.

478 – HÁ PESSOAS ANIMADAS DE BOAS INTENÇÕES E QUE NÃO SÃO MENOS OBSEDADAS; QUAL É O MELHOR MEIO DE SELIVRAR DOS ESPÍRITOS OBSESSORES?

- Cansar sua paciência, não tomar conhecimento de suas sugestões, mostrarem-lhes que perdem seu tempo, então, quando vêem que não têm alguma coisa a fazer, eles se vão.

479 – A PRECE É UM MEIO EFICAZ PARA CURAR A OBSESSÃO?

- A prece é um poderoso socorro em tudo, mas, crede bem, não basta murmurar algumas palavras para obter o que se deseja. DEUS assiste aqueles que agem e não aqueles que se limitam a pedir. É necessário, pois, que o obsedado faça, a seu turno, aquilo que é necessário para destruir, em si mesmo, a causa que atrai os maus Espíritos.

480 – QUIE PENSAR DA EXPULSÃO DOS DEMÔNIOS, DE QUE FALA O EVANGELHO?

- Isso depende da interpretação. Se chamardes demônio a um mau Espírito que subjugue um individuo, quando a sua influência for destruída, ele será verdadeiramente expulso. Se atribuíres uma doença ao demônio, quando houverdes curado a doença direis, também, que expulsastes o demônio. Uma coisa pode ser verdadeira ou falsa segundo o sentido que se der às palavras. As maiores verdades podem parecer absurdas quando não se olha senão a forma, e quando se toma a alegoria pela realidade. Compreendei bem isto e o guardai, pois é uma explicação geral.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: