EMANCIPAÇÃO DA ALMA
Centésima Setuagésima Parte.
INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL
POSSESSOS
473 – UM ESPÍRITO PODE, MOMENTANEAMENTE, REVESTIR O ENVOLTÓRIO DE UMA PESSOA VIVA, QUER DIZER, SE INTRODUZIR DENTRO DE UM CORPO ANIMADO E AGIR EM LUGAR DAQUELE QUE SE ENCONTRA AI ENCARNADO?
- O Espírito não entra em um corpo como entras em uma casa. Ele se afina com um Espírito encarnado que tem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades para agir conjuntamente. Mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer sobre a matéria da qual está revestido. Um Espírito não pode se substituir àquele que está encarnado, porque o Espírito e o corpo estão ligados até o tempo marcado para o término da existência material.
474 – SE NÃO HÁ POSSESSÃO PROPRIAMENTE DITA, QUER DIZER, COABITAÇÃO DE DOIS ESPÍRITOS NO MESMO CORPO, A ALMA PODE SE ENCONTAR NA DEPENDÊNCIA DE UM OUTRO ESPÍRITO, DE MANEIRA A ESTAR POR ELE SUBJULGADA OU OBSEDADA, A PONTO QUE SUA VONTADE ESTEJA, DE ALGUMA SORTE, PARALIZADA?
- Sim, e esses são os verdadeiros possessos. Mais saiba que essa dominação não se faz jamais sem a participação daquele que a suporta, seja por sua fraqueza, seja por seu desejo. Têm-se tomado, freqüentemente, por possessos os epiléticos ou os loucos que têm mais necessidade de médico, que de exorcismo;
(A palavra possesso, em seu sentido vulgar, supõe a existência de demônios, quer dizer, uma categoria de seres de natureza má, e a coabitação de um desses seres com a alma no corpo de um individuam. Posto que não haja demônios NESSE SENTIDO, e que dois Espíritos não podem habitar simultaneamente o mesmo corpo, não há possessos segundo a idéia ligada a essa palavra. A palavra POSSESSO não deve se entender senão como a dependência absoluta em que a alma pode se encontrar em relação a Espíritos imperfeitos que a subjugam.)
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário