CAPÍTULO VIII
EMANCIPAÇÃO DA ALMA
Centésima Qüinquagésima Sexta Parte.
SONAMBULISMO
431 – QUAL É A ORIGEM DAS IDÉIAS INATAS DO SONÂMBULO E POR QUE RAZÃO ELE PODE FALAR COM EXATIDÃO DE COISAS QUE IGNORA NO ESTADO DE VIGÍLIA, QUE ESTÃO MESMO ACIMA DA SUA CAPACIDADE INTELECTUAL?
- Ocorre que o sonâmbulo possui mais conhecimento do que lhe supões; apenas eles dormitam, porque seu envoltório é muito imperfeito para que possa se lembrar. Mas, em definitivo, que é ele? Como nós, Espírito que está encarnado na matéria, para cumprir sua missão, e o estado em que entra o desperta dessa letargia. Nós te dissemos, com freqüência, que revivemos várias vezes; é essa mudança que o faz perder materialmente aquilo que aprendeu em uma existência precedente. Entrando no estado a que tu chamas crise, ele lembra, mas não de maneira completa; ele sabe, mas não poderia dizer de onde sabe, nem porque possui esses conhecimentos. Passada a crise, toda lembrança se apaga e ele entra na obscuridade.
(A experiência mostra que os sonâmbulos recebem, também, comunicações de outros Espíritos que lhes transmitem o que deve dizer e suprem a sua insuficiência. Isso se vê, sobretudo, nas prescrições médicas; o Espírito do sonâmbulo vê o mal, um outro lhe indica o remédio. Essa dupla ação é, algumas vezes, patente e se revela por outro lado, por estas expressões muito freqüentes; dizem-me que diga ou, proíbem-me de dizer tal coisa. Neste último caso há sempre o perigo em insistir para obter uma revelação recusada, porque, então, são apanhados pelos Espíritos levianos que falam de tudo sem escrúpulos e sem se preocuparem com a verdade.)
432 – DE QUE MODO EXPLICAR A VISÃO À DISTÂNCIA EM CERTOS SONÂMBULOS?
- A alma não se transporta durante o sono? É a mesma coisa no sonambulismo.
433 – O DESENVOLVIMENTO MENOR OU MAIOR DA CLARIVIDÊNCIA SONAMBÚLICA PRENDE-SE À ORGANIZAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO ENCARNADO?
- A uma e a outra; há disposições físicas que permitem ao Espírito se desprender mais ou menos, facilmente da matéria.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário