EMANCIPAÇÃO DA ALMA
Centésima Qüinquagésima Oitava Parte.
ÊXTASE
439 – QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE O ÊXTASE E O SONAMBULISMO?
- É um sonambulismo mais apurado; a alma do extático é ainda mais independente.
440 – O ESPÍRITO DO EXTÁTICO PENETRA, REALMENTE, NOS MUNDOS SUPERIORES?
- Sim, ele os vê e compreende a felicidade dos que aí habitam; por isso gostaria de lá ficar. Mas existem mundos inacessíveis aos Espíritos que não são bastante depurados.
441 – QUANDO O EXTÁTICO EXPRIME O DESEJO DE DEIXAR A TERRA, FALA SINCERAMENTE? O INSTINTO DE CONSERVAÇÃO NÃO O RETÉM?
- Isso depende do grau de evolução do Espírito; se ele vê sua posição futura melhor do que sua vida presente, se esforça por romper os laços que o prendem à Terra.
442 – SE O EXTÁTICO ABANDONASSE A SI MESMO, SUA ALMA PODERIA DEIXAR DEFINITIVAMENTE SEU CORPO?
- Sim, ele pode morrer e, por isso, é necessário fazê-lo voltar por tudo que o pode prender neste mundo, sobretudo, fazendo-o entrever que se romper a cadeia que o retém, esse será o verdadeiro meio de não permanecer onde ele vê o que seria feliz.
443 – EXISTEM COISAS QUE O EXTÁTICO PRETENDE VER E QUE SÃO, EVIDENTEMENTE, O PRODUTO DE UMA IMAGINAÇÃO IMPRESSIONADA PELAS CRENÇAS E PRECONCEITOS TERRESTRES. TUDO O QUE ELE VÊ NÃO É, ENTÃO, REAL?
- Tudo o que vê é real para ele; mas como seu Espírito está sempre sob a influência das idéias terrenas, ele pode ver à sua maneira, ou melhor dizendo, o exprimir em uma linguagem apropriada aos seus preconceitos e às idéias de onde foi nascido, ou aos vossos, a fim de melhor se fazer compreender. É nesse sentido, sobretudo, que ele pode errar.
444 – EM QUE GRAU DE CONFIANÇA PODE-SE VALORIZAR AS REVELAÇÕES DOS EXTÁTICOS?
- O extático pode, muito freqüentemente, se enganar, sobretudo, quando quer penetrar naquilo que deve permanecer um mistério para o homem, porque então sele se abandona às suas próprias idéias ou se torna joguete de Espíritos enganadores que se aproveitam do seu entusiasmo para fasciná-lo.
445 – QUE CONSEQÜÊNCIAS SE PODEM TIRAR DOS FENÔMENOS DO SONAMBULISMO E DO ÊXTASE? NÃO SERIAM UMA ESPÉCIE DE INICIAÇÃO À VIDA FUTURA?
- Ou, por melhor dizer, é a vida passada e a vida futura que o homem entrevê. Que ele estude esses fenômenos e aí encontrará a solução de mais de um mistério que sua a razão procura inutilmente penetrar.
446 – OS FENÔMENOS DO SONAMBULISMO E DO ÊXTASE PODEM SE CONCILIAR COM O MATERIALISMO?
- Aquele que os estude de boa fé, e sem prevenção, não pode ser nem materialista, nem ateu.
(CONTINUA AMANHÂ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário