sexta-feira, 2 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ANJOS OU DEMÔNIOS

Quadragésima Segunda Parte

128 – OS SERES QUE CHAMAMOS DE ANJOS, ARCANJOS E SERAFINS FORMAM UMA CATEGORIA ESPECIAL DE NATUREZA DIFERENTE DAS DOS OUTROS ESPÍRITOS?

- Não; esses são os Espíritos puros; os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições.

(A palavra anjo revela, geralmente, a idéia da perfeição moral; entretanto, se aplica, freqüentemente, a todos os seres bons e maus que estão fora da Humanidade. Diz-se: o bom ou o mau anjo, o anjo de luz e o anjo das trevas. Nesse caso é sinônimo de ESPÍRITO ou de GENIO. Nós a tomamos aqui na sua boa acepção.)

129 – OS ANJOS PERCORRERAM TODOS OS GRAUS DA ESCALA?

- Percorreram todos os graus, mas, como já dissemos, alguns aceitaram suas missões sem murmurar e chegaram mais depressa; outros gastaram um tempo mais ou menos longo para alcançarem a perfeição.

130 – SE A OPINIÃO QUE ADMITE SERES CRIADOS PERFEITOS E SUPERIORES A TODAS AS OUTRAS CRIATURAS É ERRONÊA, COMO SE EXPLICA QUE ESSA CRENÇA ESTEJA NA TRADIÇÃO DE QUASE TODOS OS POVOS?

- Fica sabendo que teu mundo não existe de toda a eternidade e que, muito antes que ele existisse, já havia Espíritos que tinham atingido o grau supremo. Os homens acreditaram que eles foram sempre assim.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: