sábado, 3 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ANJOS OU DEMÔNIOS

Quadragésima Terceira Parte

131 – HÁ DEMÔNIOS, NO SENTIDO QUE SE DÁ A ESTA PALAVRA?

- Se houvesse demônios, eles seriam obra de DEUS, e DEUS seria justo e bom se houvesse criado seres devotados eternamente ao mal e infelizes? Se há demônios, eles habitam em seu mundo inferior e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um DEUS justo, um DEUS mau e vingativo, e crêem lhe serem agradáveis pelas abominações que cometem em seu nome.

(A palavra demônio não implica na idéia de Espírito mau senão na sua significação moderna, porque a palavra grega daimôn, da qual se origina, significa gênio, inteligência, se emprega para designar os seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção.)

(Por demônios, segundo o significado vulgar da palavra, se entendem seres essencialmente malfazejos. Seriam, como todas as coisas, criação de DEUS. Ora, DEUS que é soberanamente justo e bom, não pode ter criado seres predispostos ao mal por sua natureza, e condenados por toda a eternidade. Se não são obras de DEUS, seriam, pois, como ele, de toda a eternidade, ou então haveria várias potências soberanas.)

(A primeira condição de toda doutrina é de ser lógica. Ora, a dos demônios, em seu sentido absoluto, peca por essa base essencial.)

(Compreende-se que na crença dos povos atrasados, que não conheciam os atributos de DEUS, fossem admitidas as divindades malfazejas, como também os demônios, mas, é lógico e contraditório para aqueles que fazem da bondade de DEUS um atributo por excelência, supor que ele possa ter criado seres devotados ao mal e destinados a praticá-lo perpetuamente, pois isso nega a sua bondade. Os partidários da doutrina dos demônios se apóiam nas palavras de CRISTO. Não seremos nós quem contesta a autoridade dos seus ensinamentos, pois os desejamos ver mais no coração que na boca dos homens. Mas estarão bem certos do sentido que ele dava à palavra demônio? Não se sabe que a forma alegórica era um dos caracteres distintivos da sua linguagem? Tudo que o Evangelho contém deve ser tomado ao pé da letra? Não precisamos de outra prova além desta passagem:)

“Logo após esses dias de aflição, o Sol obscurecerá e a Lua não derramará sua luz, as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas. Digo-vos em verdade, que esta geração não passará sem que todas estas coisas se tenham cumprido”.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: