terça-feira, 30 de março de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Trigésima Nona Parte

117 – DEPENDE DOS ESPÍRITOS APRESSAREM SEU PROGRESSO PARA A PERFEIÇÃO?

- Certamente, eles o alcançam mais ou menos rapidamente segundo seu desejo e sua submissão à vontade de DEUS. Uma criança dócil não se instrui mais rapidamente que uma criança insubmissa?

118 – PODEM OS ESPÍRITOS DEGENERAR?

- Não; a medida que avançam, compreendem o que os distancia da perfeição. Quando o Espírito finda uma prova, fica com o conhecimento que não esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.

119 – DEUS NÃO PODERIA ISENTAR OS ESPÍRITOS DAS PROVAS QUE DEVEM SUPORTAR PARA ALCANÇAREM A PRIMEIRA ORDEM?

- Se eles tivessem sido criados perfeitos não teriam mérito para desfrutar os benefícios dessa perfeição. Onde estaria o merecimento sem a luta? Aliás, a desigualdade que existe entre eles é necessária às suas personalidades e, a missão que eles cumprem nos diferentes graus da escala está nos desígnios da Providencia, para a harmonia do Universo.

Visto que, na vida social, todos os homens podem alcançar as primeiras funções, igualmente poder-se-ia perguntar por que o soberano de um país não promove cada um dos seus soldados a general; por que todos os empregados subalternos não são empregados superiores, todos os estudantes não são mestres. Ora, entre a vida social e a espiritual há esta diferença: a primeira é limitada e não permite sempre alcançar todos os graus, enquanto a vida espiritual é indefinida e deixa a cada um a possibilidade de se elevar ao grau supremo.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: