LIVRO SEGUNDO
MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO I
DOS ESPÍRITOS
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO I
DOS ESPÍRITOS
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
Quadragésima Primeira Parte
123 – POR QUE DEUS TEM PERMITIDO QUE OS ESPÍRITOS POSSAM SEGUIR O CAMINHO DO MAL?
- Como ousais pedir a DEUS contas de seus atos? Pensais poder penetrar-lhe os desígnios? Todavia, podeis dizer assim: A sabedoria de DEUS está na liberdade que ele deixa a cada um de escolher, porque cada um tem o mérito de suas obras.
124 – UMA VEZ QUE HÁ ESPIRITOS QUE, DESDE OPRINCIPIO, SEGUEM O CAMINHO DO BEM ABSOLUTO E OUTROS DO MAL ABSOLUTO, DEVE HAVER, SEM DÚVIDA, DEGRAUS ENTRE ESSES DOIS EXTREMOS?
- Sim, certamente, e é a grande maioria dos Espíritos.
125 – OS ESPIRITOS QUE SEGUIRAM O CAMINHO DO MAL PODERÃO ALCANÇAR O MESMO GRAU DE SUPERIORIDADE QUE OS OUTROS?
- Sim; porém, as eternidades serão para eles mais longas.
(Por essa expressão – AS ETERNIDADES – se deve entender a idéia que os Espíritos inferiores fazem da perpetuidade dos seus sofrimentos, visto que não lhes é dado anteverem seu termo, e essa idéia se renova em todas as provas, nas quais eles sucumbem.)
126 – OS ESPÍRITOS QUE ALCANÇARAM O GRAU SUPREMO DE PERFEIÇÃO, DEPOIS DE PASSAREM PELO MAL, TÊM MENOS MÉRITO QUE OS OUTROS, AOS OLHOS DE DEUS?
- DEUS contempla os transviados de igual maneira, e os ama com o mesmo coração. São chamados maus, porque sucumbiram; não eram, antes, mais que simples Espíritos.
127 – OS ESPÍRITOS SÃO CRIADOS IGUAIS QUANTO ÀS FACULDADES INTELECTUAIS?
- São criados iguais, mas, não sabendo de onde vêm, é preciso que o livre arbítrio tenha seu curso. Progridem mais ou menos rapidamente, em inteligência quanto em moralidade.
(Os Espíritos que seguiram, desde o principio, o caminho do bem não são, por isso, Espíritos perfeitos. Se não têm más tendências, precisam, porém, adquirir ainda a experiência e os conhecimentos necessários para alcançarem a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, qualquer que seja a bondade de seus instintos naturais, tem necessidades de se desenvolverem, de se esclarecerem e que não passam sem transição da infância à madureza. Assim como há homens quer são bons e outros maus desde a infância, existem Espíritos que são bons ou maus desde a sua origem, com a diferença capital de que a criança tem os instintos todos formados enquanto que, o Espírito, em sua formação, não é nem mau, nem bom. Tem todas as tendências e prefere uma ou outra direção, por efeito do seu livre arbítrio.)
(CONTINUA AMANHÃ)
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