quinta-feira, 1 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Quadragésima Primeira Parte

123 – POR QUE DEUS TEM PERMITIDO QUE OS ESPÍRITOS POSSAM SEGUIR O CAMINHO DO MAL?

- Como ousais pedir a DEUS contas de seus atos? Pensais poder penetrar-lhe os desígnios? Todavia, podeis dizer assim: A sabedoria de DEUS está na liberdade que ele deixa a cada um de escolher, porque cada um tem o mérito de suas obras.

124 – UMA VEZ QUE HÁ ESPIRITOS QUE, DESDE OPRINCIPIO, SEGUEM O CAMINHO DO BEM ABSOLUTO E OUTROS DO MAL ABSOLUTO, DEVE HAVER, SEM DÚVIDA, DEGRAUS ENTRE ESSES DOIS EXTREMOS?

- Sim, certamente, e é a grande maioria dos Espíritos.

125 – OS ESPIRITOS QUE SEGUIRAM O CAMINHO DO MAL PODERÃO ALCANÇAR O MESMO GRAU DE SUPERIORIDADE QUE OS OUTROS?

- Sim; porém, as eternidades serão para eles mais longas.

(Por essa expressão – AS ETERNIDADES – se deve entender a idéia que os Espíritos inferiores fazem da perpetuidade dos seus sofrimentos, visto que não lhes é dado anteverem seu termo, e essa idéia se renova em todas as provas, nas quais eles sucumbem.)

126 – OS ESPÍRITOS QUE ALCANÇARAM O GRAU SUPREMO DE PERFEIÇÃO, DEPOIS DE PASSAREM PELO MAL, TÊM MENOS MÉRITO QUE OS OUTROS, AOS OLHOS DE DEUS?

- DEUS contempla os transviados de igual maneira, e os ama com o mesmo coração. São chamados maus, porque sucumbiram; não eram, antes, mais que simples Espíritos.

127 – OS ESPÍRITOS SÃO CRIADOS IGUAIS QUANTO ÀS FACULDADES INTELECTUAIS?

- São criados iguais, mas, não sabendo de onde vêm, é preciso que o livre arbítrio tenha seu curso. Progridem mais ou menos rapidamente, em inteligência quanto em moralidade.

(Os Espíritos que seguiram, desde o principio, o caminho do bem não são, por isso, Espíritos perfeitos. Se não têm más tendências, precisam, porém, adquirir ainda a experiência e os conhecimentos necessários para alcançarem a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, qualquer que seja a bondade de seus instintos naturais, tem necessidades de se desenvolverem, de se esclarecerem e que não passam sem transição da infância à madureza. Assim como há homens quer são bons e outros maus desde a infância, existem Espíritos que são bons ou maus desde a sua origem, com a diferença capital de que a criança tem os instintos todos formados enquanto que, o Espírito, em sua formação, não é nem mau, nem bom. Tem todas as tendências e prefere uma ou outra direção, por efeito do seu livre arbítrio.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: