domingo, 24 de janeiro de 2010

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Segunda Parte


SELF-MADE MAN

Os estadunidenses adoram de quem saiu de uma terrível miséria e, por um esforço sobre humano, conquistou riqueza e gloria. É a figura do “self-made man”, algo como “aquele que se fez sozinho”. Neste caso, trata-se de “self-made woman”, Rhonda Byrne. Cinqüenta anos, separada, duas filhas, uma crise financeira. Foi quando ganhou de sua filha um livro de auto-ajuda, de1910, chamada “A Ciência de Ficar Rico”.

Rhonda sentiu que havia mercado para requentar essas velhas idéias, hipotecou sua casa, estudou inúmeras obras do gênero e partiu para um congresso de motivação pessoal nos Estados Unidos. Juntou 24 palestrantes para dar seus depoimentos no filme: autores de auto-ajuda, videntes, esotéricos e terapeutas. A autora colocou toda a sua experiência em vídeo – era especialista em produzir séries para TV na Austrália – a serviço da criação do DVD de 90 minutos. As vendas subiam aos poucos até chamar a atenção da apresentadora Oprah, o resto já se sabe.

A LEI DA ATRAÇÃO

O suspense foi muito bem planejado, afinal, quem não quer saber um segredo guardado desde a antiguidade? No entanto, é possível resumi-lo em poucas palavras: o segredo é a lei da atração. Diz o livro que basta imaginar aquilo que se deseja, direcionando uma ardente vontade, sentindo-se como se a posse tivesse ocorrido efetivamente, que o Universo era naturalmente trabalhar para tornar o desejo em realidade. Os exemplos de conquistas no filme vão de colares de diamante, carros caríssimos, mansões, recuperação da saúde, conquista de um amor, e até fortunas milionárias. “Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso acontece por acaso? Isso é planejado assim. Esse 1% entende algo. Eles entendem O Segredo”, propõe Bob Proctor, um dos apresentadores do filme, numa suposição exagerada.

(Continua amanhã)

Nenhum comentário: