sábado, 30 de janeiro de 2010

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Oitava Parte

A ATRAÇÃO IRRESISTÍVEL DO DINHEIRO

Não saber nada sobre a vida futura faz o homem concentrar suas preocupações no dia a dia das ambições de duração transitória. O resultado do materialismo é desastroso. Quanto mais a preocupação fecha-se nas necessidades físicas, proporcionalmente cresce o medo da morte como o fim de tudo.

Quem se liberta dos medos, sofrimentos e limites da vida presente e vive como espírito imortal, agindo em função da solidariedade universal, verá seus desejos plenamente atendidos no futuro (veja o exemplo da viúva Foulon, no quadro abaixo). Cada um que hoje trabalha com esse objetivo está semeando a colheita da felicidade, paz e alegria, nas quais o planeta Terra se transformará nesse milênio, conforme prevê a Doutrina Espírita. Entretanto, para quem duvida e acha tudo isso apenas um sonho impossível e ingênuo, Kardec disse que o Espiritismo não se destina aos que estão satisfeitos com suas próprias idéias, mas para os que desejam algo mais.

A VERDADEIRA LEI DA ATRAÇÃO

A morte é a certeza inevitável de todos nós, mas a vida futura também o é. O livro “O CÉU E O INFERNO”, de Allan Kardec, oferece dezena de depoimentos dos mais diversos Espíritos após a morte. O testemunho da artista, cega no fim da vida, viúva Foulon é um dos mais marcantes do livro. Ela fala da verdadeira Lei da Atração.

A viúva Foulon, morta em 1865, foi habilidosa miniaturista. Se houve alguém que não se deixou dominar pelo egoísmo, foi, sem dúvida, ela. Estava sempre pronta a sacrificar seu repouso, saúde e interesses, por aqueles a quem podia servir. Desde a juventude foi marcada por provas rudes e cruéis. Por fim, sua vista, cansada por um trabalho minucioso, extinguiu. “quando a senhora Foulon domou conhecimento da Doutrina Espírita, esta lhe pareceu como um raio de luz. Pareceu-lhe que um véu se levantava deixando-lhe ver alguma coisa que não lhe era estranha. Estudou-a com ardor”, conta Allan Kardec.

Quando morreu, a viúva foi evocada por Allan Kardec, de quem foi amiga. Em Espírito contou: “Meu amigo, agora estou feliz. Estes pobres olhos que se haviam enfraquecido reabriram-se aqui e reencontraram os esplêndidos horizontes. Desde que me vi gravemente enferma recuperei o equilíbrio espiritual que havia perdido com os desgostos e as vicissitudes que as vezes me tornavam insegura na vida.Eu me disse a mim mesma: Tu és Espírito; esquece a Terra. Prepara-te para a transformação do teu ser; vê, pelo pensamento, a senda luminosa que tua alma deve seguir ao deixar o corpo e que a conduzirá às felizes esferas celestes. Essa intuição me deu a coragem, a calma e a firmeza dos últimos instantes. Após a minha libertação, vi que as minhas esperanças estavam realizadas.

O DIREITO A UM MUNDO FELIZ

“Após o último suspiro, perdi a consciência. Durante longo tempo permaneci assim. Depois, fui me despertando pouco apouco em meio de irmãos que não conhecia. Mostraram-me uma estrela brilhante e disseram: É para lá que vais conosco, pois não pertences mais à Terra. Era um mundo feliz, um mundo superior em que a vossa boa amiga vai por fim encontrar o repouso em relação às fadigas corporais que sofri e às vicissitudes da vida terrena”.

Então Kardec perguntou: “ A tua posição atual não parece enfraquecer as tuas relações com os que deixastes neste mundo?”.E a senhora Foulon respondeu: “Não meu amigo, o amor aproxima as almas. Creia-me, pode-se estar, na Terra, mais próximo dos que atingiram a perfeição do que daqueles que a inferioridade e egoísmo fazem turbilhonar em torno da esfera terrestre. A caridade e o amor são dois motivos de poderosa atração. Formam o liame que mantém a união das almas, fazendo-a continuar independentemente das distâncias e dos lugares. Só há distância para os corpos materiais, pois ela não existe para os Espíritos.” Essa, enfim, é a verdadeira compreensão da Lei de Atração: O Segredo da caridade e do amor. (P.H.F.)

(continua amanhã)

Nenhum comentário: