terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Quarta Parte


PARA QUEM QUER SABER MAIS

Em determinado trecho de “O Segredo” foi citada a seguinte frase, atribuída a Buda (563-483 A.C.) “tudo o que somos é resultado do que pensamos”. Só não se explica que a filosofia de Buda está fundamentada exatamente no desapego aos bens terrenos. E, vale lembrar, o Budismo não é uma doutrina conformada com a miséria e dor, mas propõe exatamente a libertação de todo o sofrimento. Segundo Buda, quem não tem apego não sofre, adquire outras metas de vida, é feliz e útil, tendo ou não bens a sua disposição. Os desejos de quem se libertou do apego não estão concentrados em satisfações pessoais, mas confundem-se às necessidades da harmonia do Universo! Amor é a primeira palavra chave. E estar em sintonia com o Universo é a meta proposta pelo Budismo.

E o que mais o Espiritismo diz? Fala que o segredo está em considerarmos a existência atual apenas como um instante na vida de espíritos que somos. A segunda palavra chave é a reencarnação. A personalidade que carregamos atualmente é uma pequena peça no quebra-cabeça sem fim de nossa trajetória evolutiva. O homem, quando compreende os valores da vida futura, amplia a sua visão. Carros possantes, colares de diamantes e mansões não são mais as sua prioridades agora, elas são: o desenvolvimento da razão e do senso moral, alcançados por meio do amor e da caridade. Estes sim representam a lei da atração que une todas as almas. “A caridade e o amor são dois motivos de poderosa atração. Formam o liame que mantém a união das almas, fazendo-a continuar independentemente das distâncias e dos lugares. Só a distância para os corpos materiais, pois ela não existe para os Espíritos, em “O Livro dos Espíritos”.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: