segunda-feira, 13 de abril de 2009

MÁXIMAS EXTRAÍDAS
DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Segunda Parte

- O essencial não é muito orar, mas orar bem. Certas pessoas crêem que todo o mérito está no tamanho da prece, ao passo que elas fecham os olhos sobre seus próprios defeitos. A prece é para elas uma ocupação, um emprego do tempo, mas não um estudo de si mesmas.

- Aquele que pede a DEUS o perdão de suas faltas, não o obtém senão mudando de conduta. As boas ações são a melhor das preces, porque os atos valem mais que as palavras.

- A prece é recomendada por todos os bons Espíritos; ela é, por outro lado, pedida por todos os Espíritos imperfeitos como um meio de aliviar seus sofrimentos.

- A prece não pode mudar os decretos da Providência; mas, em vendo que se interessa por eles, os Espíritos sofredores sentem-se menos abandonados; são menos infelizes; ela aumenta sua coragem, excita neles o desejo de se elevar pelo arrependimento e a reparação, e pode desviá-los do pensamento do mal. É neste sentido que ela pode não somente aliviar, mas abreviar seus sofrimentos.

- Orai, cada um, segundo suas convicções e o modo que creais o mais conveniente, porque a forma não é nada, o pensamento é tudo; a sinceridade e pureza de intenção são essenciais; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras, que se assemelham ao ruído de um moinho e onde o coração não está em nada.

- DEUS fez homens fortes e poderosos para ser o sustentáculo dos fracos; o forte que oprime o fraco é maldito de DEUS; freqüentemente, disso recebe o castigo nesta vida, sem prejuízo do futuro.

- A fortuna é um depósito do qual o possuidor não tem senão usufruí-lo, uma vez que não o carrega com ele no túmulo; ele prestará uma conta severa do emprego que houver feito dele.

- A fortuna é uma prova mais difícil que a miséria porque é uma tentação para o abuso e os excessos, e é mais difícil ser moderado que ser resignado.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: