terça-feira, 14 de abril de 2009

MÁXIMAS EXTRAIDAS
DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Terceira Parte

- O ambicioso que triunfa e o rico que se farta de gozos materiais são mais a lamentar do que a invejar, porque é necessário ver o retorno. O Espiritismo, pelos terríveis exemplos daqueles que viveram e que vêm revelar sua sorte, mostra a verdade desta palavra do CRISTO: “Quem se eleva será rebaixado, e qualquer que se abaixe será elevado”.

- A Caridade é a lei suprema do CRISTO: “Amai-vos uns aos outros como irmãos; amai vosso próximo como a vós mesmos; perdoai os vossos inimigos; não façais a outrem o que não gostaríeis que vós fizésseis”. Tudo isso se resume na palavra CARIDADE.

- A Caridade não está somente na esmola, porque há Caridade em pensamentos, em palavras e em atos. Aquela é Caridade em pensamentos, que é indulgente para com as faltas de seu próximo; Caridade em palavras, que não diz nada que possa prejudicar o seu próximo; Caridade em ações, que assiste o seu próximo na medida de suas forças.

- O pobre que reparte o seu pedaço de pão com um mais pobre do que ele, é mais caridoso e tem mais mérito aos olhos de DEUS que aquele que dá de seu supérfluo, sem de nada se privar.

- Quem nutre contra seu próximo sentimento de animosidade, de ódio, de ciúme e de rancor, não é caridoso; ele mente e se diz cristão, e ofende a DEUS.

- Homens de todas as castas, de todas as seitas, e de todas as cores, todos sois irmãos, porque DEUS vos chama a todos para ele; estendei-vos, pois, a mão, qualquer que seja a vossa maneira de adorá-lo e não lanceis anátema, porque o anátema é a violação da Lei de Caridade proclamada por CRISTO.

- Com o egoísmo, os homens estão em luta perpétua; com a Caridade estão em paz. A Caridade, fazendo a base de suas instituições, só ela pode, pois, assegurar sua felicidade neste mundo; segundo as palavras do CRISTO, só ela pode também assegurar sua felicidade futura, porque encerra, implicitamente, todas as virtudes que podem conduzi-los à perfeição. Com a verdadeira Caridade, tal qual ensinou e praticou o CRISTO, não mais de egoísmo, de orgulho, de ódio, de ciúme, de maledicência; não mais de agarramento desordenado aos bens deste mundo. Por isso Espiritismo cristão tem por máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: