CARIDADE
Muitos irmãos ao contatarem a filosofia da doutrina espírita kardecista se encontram, se afinam com ela e com seus preceitos de caridade reconhecendo o bom senso e a justiça da lei do retorno, da ação e reação, causa e efeito, base de toda dor ou felicidade que vivemos no presente ou viveremos no futuro.
A partir dai despertam e percebem que tudo advêm do merecimento e que somente o dar de si pode prove-lo na totalidade. No entanto esses irmãos tendem a protelar essa iniciativa culpando a falta de oportunidade, falta de tempo ou mesmo os recursos materiais, intelectuais, dons naturais, sensibilidade mediúnica e uma extensa fila de outros motivos. Num primeiro momento procede, se mostra muito justo e aceitável tais prerrogativas, mas gostaria de aproveitar estas linhas para que refletíssemos sobre, a partir de exemplos que tivemos ao longo da história. Em ordem decrescente vamos encontrar Jesus Cristo, a meu ver, o ser encarnado que mais doação realizou, talvez nunca recebe-se tanto de um único ser. Ao menos o que nos conta os registros de escrita e as comunicações dos mentores amigos, Jesus Cristo nada tinha de seu em bens materiais, nenhum QI altíssimo, nenhum dom artístico ou profissional em especial e, mesmo seus dons de cura, sensibilidade mediúnica, projeção etc. somente se deu em grande escala a partir de maior idade.
Há registro que o mestre em parte da sua vida, não entendia seu sentimento de busca, a sensação de algo a ser feito, o amor profundo as pessoas, no entanto, jamais deixou de buscar o caminho. Ou seja, o maior doador que conhecemos, pouco tinha para doar e mesmo quando o fez, foi através da palavra, da imposição da mão, e acima de tudo o amor pelo outro, porque somente o amor é capaz de dotar um ser encarnado ou não de capacidade de cura seja material ou espiritual. Tomando como base o exemplo do mestre já podemos notar que assim como ele, nada nos falta para doação de igual teor. Por outro lado você então diria que o mestre viveu em uma época que difere da nossa, que não tinhas filhos, esposa ciumenta, doença em família, que veio em missão e, portanto era privilegiado porque Deus o tinha de mãos dadas e que deixou sua família para viver apenas em função do objetivo do seu reencarne. Tudo bem faz sentido. Mas nós temos algo que ele não tinha na época, temos uma máquina que nos liga ao mundo todo sem que seja necessário sequer sair do cômodo da nossa casa. Essa máquina permite a reunião de pessoas em tempo real e exposição de idéias, de palavras escritas capaz de levar sensação de alivio e consolo, amor e fé a baixo custo tanto monetário quanto de tempo, 30 minutos ao dia já seria o bastante.
Mesmo assim, você diria que há irmãos que não tem o acesso por falta de recurso financeiro, também é justo e compreensível, no entanto, há de se lembrar que a maior doação não é a material, a escrita apenas, mas o dar de si, e o dar de si inclui um simples pensamento de amor para o outro, de desejo interno e sincero de que ele receba amor universal, que receba luz em seu caminho e que portanto, pode ser praticada 24 ao dia a qualquer momento em qualquer lugar, seja no local de trabalho, no transporte coletivo, no volante do veiculo, numa sala de espera aguardando uma consulta, numa fila qualquer.
Todo tempo é tempo de praticar essa elevação que só nos traz luz e melhora em todos os sentidos, porque atraímos aquilo que emitimos. Você reflete sobre sua vida, o que tem feito dela e sente internamente que precisa começar esse processo, mas protela, "empurra com a barriga" e os dias vão passando, seu tempo de vida física se torna menor e a oportunidade de evolução diminui nesta passagem e cada dia que vai leva consigo a grande chance que você teve e que perdeu por conta de afazeres terrenos menores que ficarão na terra e perdido no tempo porque somente levará consigo o que deu de si. Um ombro amigo, uma atenção para o outro, uma palavra de conforto, de motivação, de força e acima de tudo uma prece de coração, todos podem dispor, mesmo quando todo o corpo está doente e sem movimento qualquer ainda existe o pensamento, a mente que tem força e produz.
Seres como Madre Tereza, Ghandi, Chico Xavier e também outros desconhecidos da grande massa, tudo deram, possuindo muito pouco, quase nada. Será que você ainda não tem o que doar?
LANDO
PORTAL ESPIRITA – L.E.M.A
Nenhum comentário:
Postar um comentário