ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
CAPÍTULO II
PENAS E GOZOS FUTUROS
NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS
Trecentésima Quadragésima Primeira Parte
978 – A LEMBRANÇA DAS FALTAS QUE A ALMA PÔDE COMETER QUANDO ERA IMPERFEITA, MÃO PERTURBA SUA FELICIDADE, MESMO DEPOIS QUE ELA ESTÁ DEPURADA?
- Não, porque resgatou suas altas e saiu vitoriosa das provas às quais se submeteu com esse fim.
979 – AS PROVAS QUE RESTAM A SUPORTAR PARA REMATAR SUA PURIFICAÇÃO NÃO SÃO PARA A ALMA UMA APREENSÃO PENOSA, QUE PERTURBA A SUA FELICIDADE?
- Para a alma que está ainda enlameada, sim; é por isso que ela não pode gozar de uma felicidade perfeita, senão quando esteja purificada; mas para aquela que já se elevou, o pensamento das provas que lhe restam a suportar, nada tem de penoso.
(A alma que alcançou certo grau de pureza já goza a felicidade. Um sentimento de doce satisfação a penetra e ela é feliz por tudo aquilo que vê, por tudo que a cerca. O véu se levanta para ela sobre os mistérios e as maravilhas da criação, e as perfeições divinas lhe aparecem em todo o seu esplendor.)
980 – O LAÇO SIMPÁTICO QUE UNE OS ESPÍRITOS DA MESMA ORDEM É PARA ELES UMA FONTE DE FELICIDADE?
- A união dos Espíritos que se simpatizam para o bem é, para eles, uma das maiores alegrias, porque não temem ver essa união perturbada pelo egoísmo. Eles formam, no mundo inteiramente espiritual, famílias com o mesmo sentimento, e é nisso que consiste a felicidade espiritual, como no teu mundo os agrupais em categorias, e sentis um certo prazer quando vos reunis. A afeição pura e sincera que experimentam, e da qual eles são o objeto, é uma fonte de felicidade, porque lã não há falsos amigos, nem hipócritas.
(O homem sente as premissas dessa felicidade sobre a Terra, quando encontra almas com as quais pode se confundir numa união pura e santa. Em uma vida mais depurada, essa alegria será inefável e sem limites, porque não reencontrará senão almas simpáticas “que o egoísmo não arrefece”, porque tudo é amor na Natureza: é o egoísmo que o mata.)
CONTINUA AMANHÃ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário