segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS

Trecentésima Trigésima Nona Parte


974 – QUAL A ORIGEM DA DOUTRINA DO FOGO ETERNO?

- Imagem, como tantas outras coisas, tomadas pela realidade.

- MAS ESSE MEDO NÃO PODE TER UM BOM RESULTADO?

- Vede, pois, se ele reprime muito, mesmo entre os que a ensinam. Se ensinais coisas que a razão rejeita mais tarde, fareis uma impressão que não será nem durável, nem salutar.

(O homem, não podendo mostrar, pela sua linguagem, a natureza desses sofrimentos, não encontrou comparação mais enérgica que a do fogo, porque para ele o fogo é o tipo do mais cruel suplicio e o símbolo da ação mais enérgica. É por isso que a crença no fogo eterno remonta à mais alta antiguidade e os povos modernos a herdaram dos povos antigos. É por isso também que, em sua linguagem figurada, ele diz: “O fogo das paixões”, “Queimar-se de amor, de ciúme, etc.”)

975 – OS ESPÍRITOS INFERIORES COMPREENDEM A FELICIDADE DOS JUSTOS?

- Sim, e é isso que faz seu suplicio, porque compreendem que estão privados dela por suas faltas. É por isso que o Espírito, liberto da matéria, aspira depois de uma nova existência corporal, porque cada existência pode abreviar a duração desse suplicio, se ela é bem empregada. Ele faz, então, a escolha das provas pelas quais poderá espiar suas faltas, porque, sabei-o bem, o Espírito sofre por todo o mal que faz, ou do qual foi a causa voluntária, por todo o bem que poderia fazer e que não fez, e por todo o mal que resulta do bem que ele não fez. O Espírito errante não tem mais véu, está como saído do nevoeiro e vê o que o afasta da felicidade. Então, sofre mais, porque compreende quanto é culpado. Para ele não há mais ilusão: vê a realidade das coisas.

(O Espírito, no estado errante, abraça de um lado todas as suas existências passadas, de outro, vê o futuro prometido e compreende o que lhe falta para atingi-lo. Tal como um viajor que chegou ao alto de uma montanha, vê o caminho percorrido e o que lhe resta a percorrer para chegar ao seu objetivo)

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: