quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS

Trecentésima Vigésima Parte

923 – O QUE SERIA SUPÉRFULO PARA UM NÃO SE TORNA NECESSÁRIO PARA OUTROS, E RECIPROCAMENTE, SEGUNDO A POSIÇÃO?

- Sim, de acordo com as vossas idéias materiais, vossos preconceitos, vossa ambição e todos os vossos defeitos ridículos, aos quais o futuro fará justiça quando compreenderdes a verdade. Sem dúvida, aquele que tinha cinqüenta mil libras de renda e se encontra reduzido a dez, se crê bem infeliz porque não pode mais fazer uma figura tão grande, ter aquilo que chama sua posição, ter cavalos, lacaios, satisfazer todas as suas paixões, etc. Ele crê faltar-lhe o necessário; mas, francamente, o crês com direito a lamentar-se quando ao seu lado há os que morrem de fome e de frio, e não tem um refúgio para repousar a cabeça? O sábio, para ser feliz, olha abaixo de si e jamais acima, a não ser para elevar sua alma até o infinito.

924 – HÁ MALES QUE SÃO INDEPENDENTES DA MANEIRA DE AGIR E QUE ATINGEM O HOMEM MAIS JUSTO; NÃO HÁ ALGUM MEIO DE SE PRESERVAR DELES?

- Nesse caso, ele deve se resignar e suportá-los sem murmurar, se quer progredir. Mas ele possui sempre uma consolação na sua consciência, que lhe dá a esperança de um futuro melhor, se faz o que o quer é preciso para obtê-lo.

925 – POR QUE DEUS FAVORECE COM OS DONS DA FORTUNA CERTOS HOMENS QUE NÃO PARECEM MERECÊ-LOS

- É um favor aos olhos daqueles que não vêem senão o presente; mas, sabei-o bem, a fortuna é uma prova, freqüentemente, mais perigosa do que a miséria.

926 – A CIVILIZAÇÃO, CRIANDO NOVAS NECESSIDADES, NÃO É A FONTE DE NOVAS AFLIÇÕES?

- Os males deste mundo estão em razão das necessidades fictícias que criais para vós mesmos. Aquele que sabe limitar seus desejos e vê sem inveja o que está acima de si, poupa-se de muitas decepções desta vida. O mais rico é aquele que tem menos necessidades.

- Invejais os gozos daqueles que vos parecem os felizes do mundo; mas sabeis o que lhe está reservado? Se não gozam senão para eles, são egoístas e virá o reverso. Antes, lastimai-os, DEUS permite, algumas vezes, que o mau prospere, mas sua felicidade não é para invejar porque a pagará com lágrimas amargas. Se o justo é infeliz, é uma prova que lhe será tida em conta se a suportar com coragem. Lembrai-vos destas palavras de JESUS: FELIZES AQUELES QUE SOFREM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: