quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Noventésima Segunda Parte

864 – SE HÁ PESSOAS ÀS QUAIS A SORTE É CONTRÁRIA, OUTRAS PARECEM SER FAVORECIDAS, PORQUE TUDO LHES SAI BEM; A QUE SE PRENDE ISSO?

- Freqüentemente, é porque elas sabem escolher melhor; mas isso pode ser também um gênero de provas, pois o sucesso as embriaga e confiam-se ao seu destino, pagando, no geral, mais tarde, esses mesmos sucessos por cruéis revezes que poderiam evitar com a prudência.

865 – COMO EXPLICAR A CHANCE QUE FAVORECE CERTAS PESSOAS NAS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE NEM A VONTADE NEM A INTELIGÊNCIA INTERFEREM? O JOGO, POR EXEMPLO?

- Certos Espíritos escolheram anteriormente certas espécies de alegria; a chance que os favorece é uma tentação. Aquele que ganha como homem, perde como Espírito; é uma prova para seu orgulho e sua cupidez.

866 – A FATALIDADE QUE PARECE PRESIDIR AOS DESTINOS MATERIAIS DE NOSSA VIDA SERIA, POIS, O EFEITO DE NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO?

- Tu mesmo escolheste a tua prova; quanto mais rude ela for, e melhor suportares, mais te elevarás. Aqueles que passam sua vida na abundância e na felicidade humana são Espíritos frouxos que permanecem estacionários. Assim, o número dos infortúnios sobrepuja em muito o dos felizes desse mundo, já que os Espíritos procuram, na maioria, a prova que resulte a mais frutífera. Eles vêem muito bem a futilidade das vossas grandezas e das vossas alegrias. Aliás, a vida mais feliz é sempre agitada, sempre perturbada: não o seria senão pela ausência da dor.

867 – DE ONDE VEM A EXPRESSÃO: NASCER SOB UMA FELIZ ESTRELA?

- Velha superstição que ligava as estrelas ao destino de cada homem; alegoria que certas pessoas têm a tolice de tomar ao pé da letra.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: