quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Sexcentésima Sétima Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL
INFLUÊNCIA OCULTA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS NOSSOS PENSAMENTOS E SOBRE AS NOSSAS AÇÕES.

459 – OS ESPÍRITOS INFLUEM SOBRE OS NOSSOS PENSAMENTOS E SOBRE NOSSAS AÇÕES?

- A esse respeito sua influência é maior do que credes porque, freqüentemente, são eles que vos dirigem.

460 – TEMOS PENSAMENTOS QUE NOS SÃO PRÓPRIOS E OUTROS QUE NOS SÃO SUGERIDOS?

- Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que vários pensamentos vos alcançam, ao mesmo tempo, sobre o mesmo assunto e, freqüentemente, bem contrários uns aos outros, então, há sempre de vós e de nós e é isso que vos coloca na incerteza, posto que tendes em vós duas idéias que se combatem.

461 – COMO DISTINGUIR OS PENSAMENTOS QUE NOS SÃO PRÓPRIOS DAQUELES QUE NOS SÃO SUGERIDOS?

- Quando um pensamento é sugerido, é como uma voz que vos fala. Os pensamentos próprios são, em geral, aqueles do primeiro momento. De resto, não há um grande interesse para vós nessa distinção, e é freqüentemente útil não o saberdes. O homem age mais livremente e, se ele se decide pelo bem, o faz mais voluntariamente, se toma mau caminho, não tem nisso senão mais responsabilidade.

462 – OS HOMENS DE INTELIGÊNCIA E DE GÊNIO HAUREM SEMPRE SUAS IDÉIAS DE SUA PRÓPRIA NATUREZA ÍNTIMA?

- Algumas vezes, as idéias vêm de seu próprio Espírito, mas, freqüentemente, elas lhes são sugeridas por outros Espíritos que os julgam capazes de compreendê-las e dignos de transmiti-las. Quando eles não as encontram em si, apelam à inspiração; é uma evocação que fazem sem o suspeitar.

(Se fosse útil que pudéssemos distinguir claramente nossos próprios pensamentos daqueles que nos são sugeridos, DEUS nos teria dado o meio, como ELE nos deu o de distinguir o dia da noite {. Quando uma coisa é vaga, é que assim deve ser para o bem.}

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: